Comissão receberá projetos de prefeitos para revitalizar estâncias

Com o objetivo de receber dos prefeitos das estâncias hidrominerais projetos pela retomada do desenvolvimento turísti...

02/09/2005 - 00:02
 

Comissão receberá projetos de prefeitos para revitalizar estâncias

Com o objetivo de receber dos prefeitos das estâncias hidrominerais projetos pela retomada do desenvolvimento turístico na região, a Comissão Especial das Estâncias Hidrominerais vai a Cambuquira na próxima sexta-feira (9/9/05). Uma audiência pública da Assembléia Legislativa com essa finalidade será realizada nesse município, no auditório do Hotel Santos Dumont, às 14h30, atendendo a requerimento do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), relator da comissão.

Foram convidados para a reunião prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais das estâncias hidrominerais do Estado, além de outras lideranças, para que apresentem sugestões aos projetos de revitalização e recuperação ambiental de seus municípios. Segundo Dalmo Ribeiro Silva, as contribuições dos prefeitos serão incorporadas às propostas que os deputados da comissão pretendem apresentar ao secretário de Estado de Turismo, Herculano Anguinetti, e ao ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, até 15 de setembro. Os parlamentares também querem apresentar emendas à lei do Orçamento do Estado, contemplando os projetos dos prefeitos.

Para compor a mesa dos trabalhos, foram convidados: o prefeito e o presidente da Câmara Municipal de Cambuquira, Marco Vinícius Marques Félix e vereador Antônio Waldir de Carvalho; o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Cambuquira (Aciac), William Flávio Kuage Gorgulho; o diretor-geral da Imprensa Oficial, Francisco Pedalino Costa; e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Oswaldo Borges da Costa Filho.

A Comissão Especial das Estâncias Hidrominerais, criada no dia 20 de maio para fazer, no prazo de 60 dias, estudos sobre a situação das estâncias de Minas, teve seu prazo de funcionamento prorrogado por mais 30 dias. Como o período de recesso parlamentar não é contado (1º a 30 de julho), os trabalhos se encerrarão no dia 20 de setembro.

Pela Lei 5.524, de 1970, do governador Israel Pinheiro, as estâncias hidrominerais de Minas são 12: Araxá, Caldas, Cambuquira, Caxambu, Jacutinga, Lambari, Monte Sião, Passa Quatro, Patrocínio, Poços de Caldas, São Lourenço e Tiradentes. Mas há ocorrências de fontes minerais termais em outros locais, como Fervedouro (Zona da Mata), Montezuma (Norte de Minas) e Buenópolis (Norte de Minas).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715