Campanha pelo fim da carceragem em delegacias será lançada na ALMG

Uma campanha intitulada "Pelo fim das carceragens nas delegacias policiais do Estado" vai ser lançada na próxima terç...

26/08/2005 - 00:01
 

Campanha pelo fim da carceragem em delegacias será lançada na ALMG

Uma campanha intitulada "Pelo fim das carceragens nas delegacias policiais do Estado" vai ser lançada na próxima terça-feira (30/8/05), durante audiência que será feita pela Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa, junto com o Conselho Comunitário da Vara de Execuções Criminais de Belo Horizonte. A reunião, que acontece às 10 horas, no Plenarinho IV, a requerimento do deputado Ermano Batista (PSDB), servirá para o início de uma ampla discussão e mobilização da sociedade sobre o assunto.

O objetivo do conselho, órgão que atua auxiliando o juiz da Vara de Execuções Criminais, é expor a precária situação das cadeias, distritos e delegacias, cujas carceragens estão superlotadas, atentando contra a Lei de Execuções Criminais e a própria Constituição Federal, segundo justificativa do autor do requerimento. Na audiência, os representantes do conselho vão apresentar um relatório com a situação das carceragens, que, segundo dados preliminares, encontra-se pior na Divisão de Tóxicos e Entropecentes, nas delegacias especializadas em Repressão a Furtos e Roubos, Furtos e Roubos de Veículos e Venda Nova. Só na Furtos e Roubos existem mais de 500 presos.

Foram convidados para o debate o secretário de Defesa Social, Antônio Anastasia; o subsecretário de Administração Penitenciária, Agílio Monteiro; o juiz da Vara de Execuções Criminais, Hebert Carneiro de Almeida; chefe de Polícia, Otto Teixeira Filho; membro do Conselho de Criminologia e Política Criminal, Marco Afonso de Souza; procurador de Justiça André Estêvão Ubaldino; membro do Conselho Comunitário da Vara de Execuções Criminais, Roberto Luiz da Silva; chefe da Delegacia Seccional de Venda Nova, delegado Wellington Peres Barbosa; chefe da Delegacia Seccional Noroeste, delegada Vânia Lúcia Godoi de Faria; representante da Divisão de Tóxicos e Entorpecentes, delegado Márcio Siqueira; chefe da Delegacia Especializada em Repressão a Furtos e Roubos, delegado Márcio Machado; e chefe da Delegacia Especializada em Repressão a Furtos e Roubos de Veículos, delegado Cláudio Freitas Utsch Moreira.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715