Acontece na Assembléia na semana de 22 a 26 de agosto

As tabelas de vencimento das carreiras das áreas da educação e da saúde; a construção de novas penitenciárias no Esta...

19/08/2005 - 00:01
 

Acontece na Assembléia na semana de 22 a 26 de agosto

As tabelas de vencimento das carreiras das áreas da educação e da saúde; a construção de novas penitenciárias no Estado; os impactos da mineração de bauxita no município de Rosário da Limeira; os reflexos da expansão da Gerdau Açominas nas cidades de Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete e Congonhas; e a regulamentação da lei que institui a Reserva Particular de Recomposição Ambiental. Esses são os destaques na agenda das comissões da Assembléia Legislativa na semana de 22 a 26 de agosto, quando estão previstas 25 reuniões, sendo cinco com a presença de convidados e uma a ser realizada no interior do Estado. No Plenário, além das reuniões ordinárias de terça, quarta e quinta-feiras, haverá reunião especial em homenagem à Maçonaria e um debate sobre o tema "O Poder Legislativo Mineiro e a Sociedade", para comemorar os 170 anos da Assembléia de Minas.

170 anos da ALMG

Na segunda-feira (22), de 8h30 às 18 horas, no Plenário, haverá o Ciclo de Debates "Poder Legislativo Mineiro e Sociedade - 170 Anos", com a presença de estudiosos como os cientistas políticos Otávio Dulci e Maria de Fátima Anastasia, as historiadoras Maria Auxiliadora de Faria e Heloísa Greco, o constitucionalista Menelick de Carvalho, o jornalista Luciano Martins Costa, e os sociólogos Eduardo Martins e Cristina Vilani, além de Cláudia Sampaio Costa, da Diretoria Legislativa da ALMG; de Marcos Túlio de Melo, presidente do Crea/MG; e de Mauro da Costa Val, coordenador-geral do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas.

No mesmo dia, entra em cartaz na Galeria de Artes a exposição Sentidos da representação, com objetos, documentos e imagens que reconstituem a história da instituição, a evolução dos mecanismos de participação popular e as transformações políticas no Brasil e em Minas nos últimos 170 anos.

Maçonaria

Também na segunda-feira, às 20 horas, o Plenário terá reunião especial em homenagem à maçonaria, pelo transcurso do Dia do Maçom. A iniciativa é dos deputados Paulo Piau (PP) e Domingos Sávio (PSDB).

Penitenciárias

Na terça-feira (23), às 10 horas, a Comissão de Segurança Pública discute a construção de penitenciárias no Estado, a requerimento dos deputados Zé Maia (PSDB) e Sargento Rodrigues (PDT). Foram convidados o secretário de Administração Penitenciária, Agílio Monteiro, e o diretor-geral do Deop, Reinaldo Alves Costa Neto.

Gerdau Açominas

Por iniciativa dos deputados Leonardo Quintão (PMDB), Edson Resende (PT) e Jésus Lima (PT), a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização promove audiência pública na quarta-feira (24), às 9h30, para debater as obras de infra-estrutura necessárias nas cidades de Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete e Congonhas, em face do crescimento gerado pela expansão da Gerdau Açominas.

Política florestal

Também na quarta, às 9h45, haverá audiência pública conjunta das comissões de Meio Ambiente e Recursos Naturais e de Política Agropecuária e Agroindustrial, para debater os entraves à regulamentação da Lei 15.027, de 2004, que institui a Reserva Particular de Recomposição Ambiental (RPRA) e altera dispositivos da Lei 13.803, de 2000, que dispõe sobre as políticas florestal e de proteção à biodiversidade. A iniciativa é do deputado Luiz Humberto Carneiro (PSDB).

Tabelas de vencimento

Na quinta-feira (25), a Assembléia dá início à discussão dos projetos do governador que dispõem sobre as tabelas de vencimento das carreiras dos servidores estaduais das áreas de educação e saúde, além da instituição da Vantagem Temporária Incorporável (VTI). Nesse dia, às 10 horas, a Comissão de Administração Pública debate, com o secretário de Planejamento e Gestão, Antônio Anastasia, os PLs 2.460, 2.462, 2.462 e 2.463/05, que tratam do assunto.

Mineração

As comissões de Participação Popular e de Meio Ambiente e Recursos Naturais promovem audiência pública conjunta na sexta-feira, às 10 horas, no município de Rosário da Limeira, na Zona da Mata, para discutir os impactos que a mineração de bauxita provocará na região. A iniciativa é do deputado André Quintão (PT).

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715