ALMG recebe projetos sobre isenção de ICMS e criação de fundo

A Assembléia recebeu, na tarde desta quarta-feira (22/6/05), duas mensagens do governador, encaminhando dois projetos...

22/06/2005 - 00:00
 

ALMG recebe projetos sobre isenção de ICMS e criação de fundo

A Assembléia recebeu, na tarde desta quarta-feira (22/6/05), duas mensagens do governador, encaminhando dois projetos de lei, ambos sobre o Programa "Máquinas para o Desenvolvimento" e com pedido de regime de urgência para a tramitação. O primeiro projeto institui o referido programa concedendo a isenção de ICMS nas aquisições, pelos municípios mineiros, de trator, motoniveladora, retroescavadeira, pá carregadeira, caminhão, ônibus e microônibus. O objetivo é estimular a aquisição de equipamentos destinados à infra-estrutura urbana e rural, ao saneamento básico e ao transporte escolar.

O segundo projeto institui o fundo contábil Fundomaq, para execução do programa. Segundo a mensagem do Executivo, o objetivo é "viabilizar parceria entre o Estado e municípios, preferencialmente por meio das associações microrregionais, para implementar condições de melhoria da estrutura viária e do sistema de transporte regional, mediante a modernização do parque de máquinas, equipamentos e veículos.

O programa, segundo ainda a mensagem, destina-se a recompor a malha viária, abrir novas vias de escoamento de produção e melhorar o sistema de transporte para as comunidades regionais. O projeto prevê a mobilização, até o final de 2006, de R$200 milhões, provenientes de recursos orçamentários que serão remanejados, de operações de crédito interno e externo de que o Estado seja mutuário, de parceria entre Estado e municípios ou associações de municípios; e os provenientes de outras fontes. O fundo tem prazo de duração até 31 de agosto de 2008 e o projeto autoriza o Estado a abrir crédito suplementar até o montante de R$100 milhões, utilizando as fontes de recursos citadas.

Com os recursos do fundo, o Estado irá viabilizar convênios entre municípios e suas associações, para aquisição das máquinas e equipamentos, mediante licitação. Os municípios oferecerão contrapartida financeira, mediante retenção de repasses decorrentes de receitas tributárias. A gestão operacional do prorgama ficará a cargo de um grupo coordenador e o BDMG atuará como agente financeira do programa e do fundo.

Presidente Mauri Torres participa de lançamento do Programa

Na manhã desta quarta-feira (22), o presidente Mauri Torres (PSDB) participou, no Palácio da Liberdade, da solenidade de lançamento do Programa "Máquinas para o Desenvolvimento", ao lado do governador Aécio Neves, de secretários de Estado e de outras autoridades. O presidente ressaltou que o programa é um importante parceria do governo do Estado com os municípios, e vai permitir a implantação de obras fundamentais para estimular o desenvolvimento do interior de Minas Gerais.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715