Comissão terá audiência com secretários para discutir LDO

A Comissão de Participação Popular aprovou, nesta quinta-feira (9/6/05), requerimento do deputado André Quintão (PT) ...

09/06/2005 - 00:01
 

Comissão terá audiência com secretários para discutir LDO

A Comissão de Participação Popular aprovou, nesta quinta-feira (9/6/05), requerimento do deputado André Quintão (PT) para que os secretários de Estado de Planejamento e Gestão, Antônio Anastasia, e da Fazenda, Fuad Noman, sejam convidados para uma audiência pública conjunta com a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária. O objetivo é discutir o Projeto de Lei (PL) 2.328/05, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da lei orçamentária para o exercício financeiro de 2006 (LDO). A data da reunião ainda será definida.

A comissão de Participação Popular também aprovou parecer de turno único sobre a Proposta de Ação Legislativa (PLE) 430/05, que encaminha sugestão de projeto de lei visando o incentivo ao ICMS cultural. O parecer, do deputado Miguel Martini (sem partido), foi pela aprovação da proposta na forma de emenda apresentada ao Projeto de Lei (PL) 23/03, do deputado Dinis Pinheiro (PL), que dispõe sobre a distribuição da parcela da receita do produto da arrecadação do ICMS pertencente aos municípios.

A PLE 430/05 foi apresentada pelo Conselho de Defesa Social de Estrela do Sul (Condesesul) e pretende alterar os incisos VI e VII do artigo 1º da Lei 13.830, de 2000, conhecida como Lei Robin Hood. O objetivo, segundo a presidente da entidade, é ampliar a preservação ambiental, pelo estímulo à criação de órgãos ambientais nos municípios, garantir o cumprimento do artigo 83 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição do Estado e estabelecer vinculação de receita para a conservação do patrimônio histórico.

A comissão acatou apenas uma das três sugestões apresentadas: a inclusão de dispositivo que estabelece os critérios para distribuição da parcela da receita do produto da arrecadação do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). A emenda apresentada pela comissão determina o mínimo de três pontos para os municípios indicados no artigo 83 do ADCT da Constituição Mineira.

Presenças - Deputada Maria Tereza Lara (PT) - presidente; e deputados André Quintão (PT) e Miguel Martini (sem partido).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715