Comissão fará duas audiências sobre transposição do São Francisco

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais aprovou, nesta quarta-feira (1/6/2005), dois requerimentos, de autori...

01/06/2005 - 00:00
 

Comissão fará duas audiências sobre transposição do São Francisco

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais aprovou, nesta quarta-feira (1/6/2005), dois requerimentos, de autoria do deputado Sávio Souza Cruz (PMDB), sobre o projeto de transposição das águas do rio São Francisco: uma audiência pública para avaliar a possibilidade de a Advocacia Geral do Estado, a Procuradoria da Assembléia e a OAB ingressarem em juízo contra o projeto do governo federal, numa tentativa de levar as discussões aos tribunais; e o envio ao Ministério do Meio Ambiente e ao Ibama de solicitação para realização de outra audiência para obter esclarecimentos sobre a licença ambiental concedida para o início das obras.

Os requerimentos foram elaborados durante a reunião da comissão, após sugestões dos deputados presentes para que fosse realizada audiência visando instigar os órgão jurídicos e outras entidades a participar da luta contra a transposição do São Francisco de forma unida, acabando com as ações isoladas no Estado. De acordo com o deputado João Leite (sem partido), o objetivo é construir no Estado uma estratégia de combate ao projeto do governo federal. O deputado Doutor Ronaldo ainda reforçou que, por grande parte das águas do São Francisco se encontrarem em Minas, a responsabilidade do Estado no combate à transposição é maior.

O deputado Laudelino Augusto (PT) sugeriu que para a audiência também fossem convidados órgãos do governo federal para responder sobre detalhes do projeto. Os parlamentares decidiram, por fim, que a melhor forma de atender às solicitações seria a realização de duas reuniões separadas.

Lei 15.027/04 - Foi aprovado, ainda, um requerimento do deputado Luiz Humberto Carneiro (PSDB) solicitando audiência pública em conjunto com a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial para discutir os entraves à regulamentação da Lei 15.027, de 2004, que institui a Reserva Particular de Recomposição Ambiental (RPRA), e altera os artigos 17 e 52 da Lei 14.309, de 2002, e o Anexo IV da Lei 13.803, de 2000. Uma proposição que dispensa a apreciação do Plenário também foi aprovada.

Presenças - Deputados Laudelino Augusto (PT), presidente; Doutor Ronaldo (PDT), vice; João Leite (sem partido); e Sávio Souza Cruz (PMDB).

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715