Quatro audiências serão realizadas pela Comissão de Educação

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática, aprovou, nesta quinta-feira (12/5/05), quatro requerimento...

12/05/2005 - 00:00
 

Quatro audiências serão realizadas pela Comissão de Educação

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática, aprovou, nesta quinta-feira (12/5/05), quatro requerimentos solicitando audiências públicas. Um deles, da deputada Ana Maria Resende (PSDB), solicita audiência pública em Montes Claros para discutir os motivos do não preenchimento das vagas para candidatos beneficiados pela Lei Estadual 15.259, de 2004. Essa lei institui reserva de 45% das vagas na Universidade Estado de Minas Gerais (Uemg) e na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) para afro-descendentes carentes; egressos carentes da escola pública; portadores de deficiência e indígenas.

Ainda serão debatidos as razões do pequeno número de alunos que participaram do processo seletivo. De acordo com informações da Unimontes, no processo seletivo de janeiro deste ano, participaram 1.989 pessoas pelo sistema de reservas e 428 vagas foram destinadas aos candidatos. Porém somente 347 delas foram preenchidas. Serão convidados o reitor da Unimontes, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, entre outras autoridades.

O deputado Paulo Piau (PP), também apresentou requerimento sugerindo audiência pública em Uberaba para discutir o projeto do governo do Estado intitulado "Parque Tecnológico". Além de outras autoridades, devem ser convidados o prefeito de Uberaba, o presidente do Centro Tecnológico do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (CTTP) e o reitor da Universidade de Uberaba (Uniube).

A requerimento do deputado Weliton Prado (PT), haverá audiência para tratar das políticas públicas de juventude e da proposta de criação de comissão especial sobre o tema. Segundo o deputado, uma pesquisa realizada pelo Instituto Cidadania em 2004 comprova que existem hoje no Brasil mais de 34 milhões de jovens, de 15 a 24 anos, com necessidades de políticas públicas que garantam maiores oportunidades.

O deputado Laudelino Augusto (PT) também requereu uma audiência pública no dia 16 de junho de 2005, para discutir a realidade e as perspectivas da educação no Sul de Minas. Do dia 13 a 17 de junho, acontecerão atividades na Assembléia Legislativa relacionados ao sul de Minas, e o debate fará parte do evento.

Durante a reunião foram votadas proposições que dispensam a apreciação do Plenário, sendo quatro projetos de lei de declaração de utilidade pública, dois PLs de denominação de prédios públicos e sete requerimentos de votos de congratulações e aplausos.

Presenças - Deputado Doutor Viana (PFL), presidente; deputada Ana Maria Resende (PSDB), vice; e deputado Laudelino Augusto (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715