Direitos Humanos participa de reunião da CPMI da Terra nesta quarta

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, deputado Durval Ângelo (PT), participa nesta ...

04/05/2005 - 00:02
 

Direitos Humanos participa de reunião da CPMI da Terra nesta quarta

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, deputado Durval Ângelo (PT), participa nesta quarta-feira (4/5/05) à tarde, no município de Jequitinhonha, de audiência da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Terra, do Congresso Nacional. Requerimento do presidente, solicitando visita da Direitos Humanos à cidade, foi aprovado na reunião desta quarta da comissão. A audiência é para discutir os recentes conflitos agrários na região, especialmente o ocorrido em Felisburgo, em novembro do ano passado, onde morreram cinco sem-terra.

Outros dois requerimentos aprovados devem resultar em visitas da comissão em unidades da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) nos próximos dias. O deputado Roberto Ramos (PL), atendendo a pedido do juiz Marco Antônio Caldeira Brant, quer visitar a unidade de Santa Luzia, que ainda está em fase de construção. Já o deputado Durval Ângelo solicita que a comissão vá a Apac de Itaúna, no próximo 23 de maio, também a pedido de autoridades locais.

Arceburgo - O deputado Rogério Correia (PT) apresentou requerimento, aprovado pela comissão, para que seja realizada audiência pública na cidade de Arceburgo, no sul de Minas, para debater incidentes ocorridos na Câmara Municipal. Além do prefeito Antônio Roberto da Costa, Rogério Correia quer convidar representantes da Polícia Militar, o promotor de Justiça da Comarca, Cláudio de Barros Pinheiro; e a Juíza de Direito da Comarca, Patrícia Maria de Oliveira Leite. Eles vão discutir, também, as ameaças que os vereadores José Giolo e Eliel Ferreira da Costa têm sofrido.

Reunião em Contagem motiva quatro requerimentos

A reunião da Comissão de Direitos Humanos realizada em Contagem nessa terça-feira (3/5/05), onde foram ouvidas denúncias de arbitrariedade de peritos médicos do município, foi assunto de quatro requerimentos do presidente Durval Ângelo, aprovados nesta quarta. O deputado quer que sejam enviadas cópias das notas taquigráficas da reunião para os seguintes órgãos: Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais; Sub-Delegacia Regional do Trabalho de MG, sede Contagem; 6ª Delegacia Seccional de Polícia Metropolitana; e Coordenadoria de Recursos Humanos, Medicina e Segurança do Trabalho, da Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Contagem.

Racismo - Também foi aprovado na reunião o Requerimento 4.538/05, do deputado Paulo Piau (PP), para manifestação de repúdio ao jogador de futebol argentino Leandro Desábato e à torcida do clube Quilmes, por discriminação racial contra o jogador Grafite, do São Paulo Futebol Clube. O mesmo requerimento pede providências para que a seleção Argentina perca o mando de campo no jogo contra a Seleção Brasileira, agendada para o dia 8 de junho próximo.

A comissão aprovou, ainda, o Projeto de Lei 2.090/05, do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), declarando de Utilidade Pública entidade no município de Ouro Fino.

Presenças - Deputados Durval Ângelo (PT), presidente; Roberto Ramos (PL), vice; Paulo Cesar (PFL), e Paulo Piau (PP).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715