Comissão quer conhecer plano de segurança do secretário Anastasia

Um requerimento para realização de audiência pública e um para o comparecimento do novo secretário de Estado da Defes...

19/04/2005 - 00:00
 

Comissão quer conhecer plano de segurança do secretário Anastasia

Um requerimento para realização de audiência pública e um para o comparecimento do novo secretário de Estado da Defesa Social, Antônio Augusto Anastasia, à Assembléia foram aprovados pela Comissão de Segurança Pública, na reunião desta terça-feira (19/4/05). Os deputados querem conhecer o plano de segurança pública do novo secretário, especialmente as ações concretas previstas. O pedido foi do deputado Antônio Júlio (PMDB). A audiência pública pretende discutir o Projeto de Lei (PL) 1.847/04, do deputado Márcio Kangussu (PPS), que trata de condições específicas para embarque e desembarque de valores de carros-fortes. O requerimento foi do deputado Sargento Rodrigues (PDT), relator da proposição.

Na justificativa do requerimento, Antônio Júlio lembrou as dificuldades que as polícias Civil e Militar enfrentam no interior, com falta de infra-estrutura. O deputado afirmou que a criminalidade vem aumentando, citando a região Centro-Oeste, "mas a polícia teve o orçamento de custeio reduzido em 20%", afirmou. Antônio Júlio foi apoiado pelo deputado Sargento Rodrigues, para quem a integração entre as polícias Militar e Civil não tem acontecido no interior, com cada uma trabalhando independente e isoladamente. Ele disse acreditar num bom desempenho do secretário, sobretudo para resolver um problema antigo, o do desvio de recursos humanos e materiais, como viaturas, para funções de representação. "Enquanto cidades do interior não têm uma viatura, mais de 100 veículos são usados irregularmente, apesar de o uso estar regulamentado no Decreto 42.569/02". O presidente da comissão, deputado Zé Maia (PSDB), falou sobre as realizações do governo na área de segurança.

Sobre a audiência pública para discutir o PL 1.847/04, o deputado Sargento Rodrigues disse que foi sugerida pelo autor da proposição, já que o embarque e desembarque de valores coloca em risco não só a vida dos ocupantes do carro-forte, mas da população que passa pelo local no momento. Vão ser convidados representantes dos sindicatos de empregados em vigilância e segurança; de empresas de segurança e do sindicato dos bancos. A comissão aprovou ainda quatro requerimentos que dispensam a apreciação do Plenário.

Presenças: Deputados Zé Maia (PSDB), presidente; Antônio Júlio (PMDB) e Sargento Rodrigues (PDT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715