Participação Popular aprova dois requerimentos

A Comissão de Participação Popular aprovou dois requerimentos na reunião desta quinta-feira (7/4/05). O primeiro, do ...

07/04/2005 - 00:00
 

Participação Popular aprova dois requerimentos

A Comissão de Participação Popular aprovou dois requerimentos na reunião desta quinta-feira (7/4/05). O primeiro, do deputado Doutor Ronaldo (PDT), solicita que seja formulado apelo ao Governo do Estado no sentido de divulgar semestralmente o demonstrativo de pagamento de indenização às vítimas de torturas praticadas por agentes do Estado no período de 2 de setembro de 1961 a 15 de agosto de 1969. O segundo, da deputada Maria Tereza Lara (PT), presidente da comissão, solicita a realização de audiência pública para discutir a regulamentação da Lei 15.499/05, que institui a Política Estadual de Educação Preventiva contra a Hanseníase e de Combate ao Preconceito no Estado.

A discussão sobre prevenção e combate ao preconceito contra a hanseníase foi solicitada à comissão pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). O deputado Miguel Martini (PSB) questionou se o debate não seria mais apropriado para a Comissão de Saúde. O deputado André Quintão (PT), ex-presidente da comissão, esclareceu que a tradição tem sido promover uma reunião conjunta com a comissão temática nesses casos, para, conforme destacou o deputado Laudelino Augusto (PT), atender ao mérito e ao método, uma vez que o debate foi pedido por uma organização da sociedade.

Para a reunião serão convidados a coordenadora de Hanseníase da Secretaria de Estado da Saúde, Maria Aparecida Grossi; a técnica da Diretoria Hospitalar da Fhemig, Edna Moura Carvalho; um representante do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde; a coordenadora do Morhan, Maria Francisca de Ávila; o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Nicodemos de Arimatéia; e o representante do Sind-Saúde Estadual, José Augusto Silva.

Pareceres adiados

O deputado André Quintão (PT) solicitou prazo para emissão de parecer sobre a Proposta de Ação Legislativa (PLE) 222/04, apresentada pela Associação Comunitária de Chonin de Cima (Acocci) que encaminha sugestão para elaboração de projeto de lei que obriga o Governo do Estado de Minas Gerais a destinar uma ambulância a todos os distritos onde existam postos de saúde construídos e em funcionamento.

Também o deputado Miguel Martini (PSB) solicitou prazo para emissão de parecer sobre a PLE 428/04, dos mesmos autores, que encaminha sugestão de requerimento ao diretor-geral do DER-MG solicitando informações sobre o andamento do processo para asfaltamento da BR-451, trecho ligando a cidade de Marilac - Chonin de Cima à BR-116.

Presenças - Maria Tereza Lara (PT) - presidente; André Quintão (PT), Miguel Martini (PSB), Doutor Ronaldo (PDT) e Laudelino Augusto (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715