Seminário na ALMG integra programação de Fórum das Águas

A gestão dos recursos hídricos e as questões relativas ao uso das águas voltam ao debate na Assembléia Legislativa de...

16/03/2005 - 00:02
 

Seminário na ALMG integra programação de Fórum das Águas

A gestão dos recursos hídricos e as questões relativas ao uso das águas voltam ao debate na Assembléia Legislativa de Minas este ano. Nos próximos dias 22 e 23 de março (terça e quarta-feira), será realizado em Plenário o Seminário "Água e terra - integração pela cultura da paz", promovido pelo Legislativo em parceria com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e com o Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas. O secretário de Estado de Meio Ambiente e presidente do Comitê da Bacia do Rio São Francisco, José Carlos Carvalho, é um dos expositores, além de representantes do setor produtivo, de órgãos, entidades e da Agência Nacional de Águas (Ana).

Governador abre evento - O seminário integra a programação do 4º "Fórum das Águas para o Desenvolvimento de Minas Gerais", cuja solenidade de abertura será nesta segunda-feira (21), às 15 horas, na Praça Carlos Chagas, com a presença do governador Aécio Neves. O fórum, uma iniciativa do Executivo, traz uma agenda de palestras, oficinas, cursos e apresentações culturais, com os objetivos de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação das águas e de mostrar o trabalho dos 24 comitês de bacias e do Igam. Além do seminário na sede do Legislativo, haverá oficinas e cursos na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea/MG).

No Hall das Bandeiras, na Assembléia, e em parte da Praça Carlos Chagas, uma feira estará montada com estandes de entidades, órgãos do governo, comitês e patrocinadores do fórum, divulgando suas atividades e trabalhos relacionados à gestão dos recursos hídricos.

A abertura do Seminário "Água e terra - integração pela cultura da paz" caberá ao presidente da Assembléia, deputado Mauri Torres (PSDB). Haverá dois painéis no dia 22 e outros dois no dia 23 de março, abordando os seguintes temas: "Rio São Francisco: sua importância ambiental, cultural e socioeconômica para Minas Gerais"; "Tendências e possibilidades para o fortalecimento do sistema estadual de recursos hídricos"; "O papel do setor produtivo na gestão de recursos hídricos"; e "Integração entre água e terra sob a ótica das atividades humanas nos espaços urbano e rural".

Inscrições - As inscrições para o seminário podem ser feitas pelo e-mail inscricao@igam.mg.gov.br ou pelo fax (31) 3292-5991. No dia do evento, as inscrições poderão ser feitas a partir das 8 horas, na Secretaria Executiva do Fórum das Águas, na Tribuna Popular da Assembléia.

Programação do seminário "Água e terra: integração pela cultura da paz"

Dia 22 de março

* 8h30: a abertura será feita pelo presidente da ALMG, deputado Mauri Torres; secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e presidente do Comitê da Bacia do Rio São Francisco, José Carlos Carvalho; coordenador-geral do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas e do Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (Cibapar) e secretário executivo do Comitê da Bacia do Rio Paraopeba, Mauro da Costa Val; e presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea/MG), Marcos Túlio de Melo

* 9 horas: Painel "Rio São Francisco: sua importância ambiental, cultural e socioeconômica para Minas Gerais". O presidente da Mesa será o deputado Mauri Torres e o mediador, o vice-prefeito de Belo Horizonte, Ronaldo Vasconcellos. Os expositores do painel serão os seguintes: secretário José Carlos Carvalho; coordenador geral do Projeto Manuelzão e presidente do Comitê da Bacia do Rio das Velhas, Apolo Heringer Lisboa; gerente corporativo de Meio Ambiente da Anglogold Ashanti Mineração Ltda, Willer Hudson Pós. Depois das exposições, haverá debates.

14 horas: Painel "Tendências e possibilidades para o fortalecimento do sistema estadual de recursos hídricos". A presidente da Mesa será a deputada Maria Tereza Lara (PT), que integra a coordenação da Frente Parlamentar Mineira de Defesa e Preservação das Águas, e o mediador, o presidente interino da Comissão de Meio Ambiente, deputado Doutor Ronaldo (PDT). Serão expositores: gerente de Meio Ambiente da Belgo/Usina Juiz de Fora, Carlos Alexandre de Miranda; coordenador-geral do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas e do Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (Cibapar) e secretário executivo do Comitê da Bacia do Rio Paraopeba, Mauro da Costa Val; gerente de Meio Ambiente do Instituto Brasileiro de Siderurgia e Meio Ambiente (IBS), Cristina Yuan. Depois das exposições, haverá debates.

Dia 23 de março

* 9 horas: Painel "O papel do setor produtivo na gestão de recursos hídricos". O presidente da Mesa será o coordenador da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (Cipe São Francisco), deputado Gil Pereira (PP), e o mediador, o secretário adjunto de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Shelley de Souza Carneiro. Serão expositores: diretor de Desenvolvimento da Usiminas, Gabriel Márcio Janot Pacheco; presidente de honra do Comitê da Bacia do Rio Verde, Sérgio Mário Regina; gerente de Ações Ambientais da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Antonio Procópio Sampaio Resende. Após as exposições, haverá debates.

* 14 horas - entrega do prêmio do concurso "Meio ambiente na pauta do jornalista de amanhã", da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam)

* 14h30: Painel "Integração entre água e terra sob a ótica das atividades humanas nos espaços urbano e rural". O presidente da Mesa será o coordenador da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (Cipe Rio Doce), deputado Márcio Passos (PL), e o mediador, Maurício Andrés Ribeiro, assessor da Agência Nacional de Águas (Ana). Serão expositores: gerente executivo da Rio Paracatu Mineração (RPM), Luiz Alberto Alves; o editor e apresentador do Globo Rural, Nelson Araújo; e o superintendente de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Valter Vilela Cunha. Depois das exposições, haverá debates.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715