Fruticultura e debate sobre poluição são destaques da semana

Vinte e duas reuniões de comissões estão agendadas para esta semana na Assembléia Legislativa, além de uma viagem da ...

15/10/2004 - 00:02
 

Fruticultura e debate sobre poluição são destaques da semana

Vinte e duas reuniões de comissões estão agendadas para esta semana na Assembléia Legislativa, além de uma viagem da Comissão de Direitos Humanos a Santos Dumont. O secretário de Estado do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, e o presidente do BDMG, Romeu Scarioli, estão entre as autoridades chamadas a participar dos eventos. Outra atividade programada é a votação do relatório final da Comissão Especial da Fruticultura, que poderá ocorrer nesta terça-feira (19/10/04), em reunião no Auditório, às 14h30. Essa comissão foi criada a requerimento dos deputados Laudelino Augusto, Padre João e Ricardo Duarte, todos do PT. Propostas para a expansão e o desenvolvimento da fruticultura deverão estar no relatório final.

O secretário José Carlos Carvalho é um dos convidados de reunião da Comissão de Meio Ambiente desta quarta-feira (20), às 9h30, no Auditório. Serão discutidas as conclusões do Ministério Público sobre irregularidades na execução do Programa "Minas Ambiente", do governo do Estado. Segundo o procedimento administrativo 17/2003, aberto pelo Ministério Público, o programa consumiu US$ 450 mil em recursos públicos para desenvolver tecnologias de tratamento de efluentes de laticínios localizados na Bacia Hidrográfica do Entorno do Lago de Furnas. Mas, segundo o promotor Cristiano Cassiolato, de Carmo do Rio Claro, a tecnologia mostrou-se totalmente ineficaz e os laticínios continuam poluindo os rios da região.

O presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Ilmar Bastos Santos, e o gerente-executivo do Ibama, Roberto Messias Franco, também foram chamados a participar, bem como representantes da Procuradoria da República e promotores de Justiça. O autor do requerimento que solicitou a reunião é o deputado Laudelino Augusto.

Vale do Rio Doce - Ainda na manhã de quarta-feira, a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária discutirá a não liberação de recursos do Fundo de Participação da Companhia Vale do Rio Doce aos municípios que fazem jus ao recebimento da verba. Além do presidente do BDMG, um representante do BNDES deverá falar sobre o assunto, a requerimento do deputado José Henrique (PMDB). O evento será no Plenarinho IV, às 10 horas.

Viagem - Os deputados da Comissão de Direitos Humanos têm viagem programada para Santos Dumont, nesta quinta-feira (21). Eles pretendem apurar denúncias de perseguição que teria sido praticada por policiais militares. O requerimento é dos deputados Durval Ângelo e Biel Rocha, do PT, e Roberto Ramos, do PL. A reunião será às 10 horas, no Plenário da Câmara Municipal. Representantes da polícia, além da promotora e da juíza da comarca estão entre os convidados. No mesmo dia, às 15 horas, a comissão visitará a Penitenciária Campos Pires, inaugurada recentemente em Juiz de Fora.

Animais - A Comissão de Fiscalização Financeira promove novo debate no dia seguinte, quinta (21), desta vez sobre o Projeto de Lei (PL) 129/03, do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), que institui o Código Estadual de Proteção aos Animais. O deputado Doutor Viana (PFL), que solicitou a reunião, quer saber o impacto financeiro e a repercussão das novas funções e competências do sistema estadual de meio ambiente. Além do secretário do Meio Ambiente, foram convidados representantes do Instituto Estadual de Florestas (IEF), do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), do Ibama, da Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (Amda) e da Liga de Prevenção à Crueldade contra o Animal.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715