Debate vai propor políticas de proteção dos direitos do consumidor

Com o objetivo de discutir e propor políticas de proteção dos direitos do consumidor, a Assembléia Legislativa promov...

10/09/2004 - 09:58
 

Debate vai propor políticas de proteção dos direitos do consumidor

Com o objetivo de discutir e propor políticas de proteção dos direitos do consumidor, a Assembléia Legislativa promove, no dia 13/9/04, o debate público "Fortalecimento da Proteção e Defesa do Consumidor - Um Desafio para o Século XXI". O evento, que vai ser realizado no Plenário durante todo o dia, contará com as presenças de especialistas e autoridades de órgãos relacionados com a defesa dos direitos do consumidor. O debate também tem como finalidade estimular estratégias de ação conjunta entre as entidades civis e os órgãos governamentais de defesa do consumidor.

A abertura do evento será às 8h30. Logo em seguida, o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Ricardo Morishita Wada, fará a palestra inicial, com o tema "A importância dos movimentos civis na proteção e defesa do consumidor. Também pela manhã, haverá dois painéis de debates. O primeiro, às 10 horas, que vai tratar de consumo, ética e cidadania, terá as presenças da doutora em educação pela Universidade Federal Fluminense, Edwiges Zaccur; a presidente da Consumers International (entidade de defesa dos direitos do consumidor) Marilena Lazzarini; e a presidente do Movimento das Donas de Casa e Consumidores da Bahia, Selma Magnavita. O debate será mediado pelo coordenador do Procon Assembléia, Marcelo Barbosa.

O segundo painel da manhã, às 11 horas, vai discutir a polêmica recente envolvendo os planos de saúde. Participam do debate o assessor jurídico do Movimento das Donas de Casa de Minas Gerais (MDC-MG), Hênio Andrade Nogueira; a advogada do MDC-MG, Luciana Atheniense; e o promotor de Defesa do Consumidor, Paulo Cézar Neves Marques. A coordenadora do debate será a diretora de assuntos comunitários e organização de núcleos de bairros do MDC-MG, Darcy Mattos. Após os debates da manhã, haverá um pronunciamento do secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Antônio Augusto Anastasia.

À tarde, os debates recomeçam às 14 horas, com o painel que vai tratar das ações civis públicas. Participam desse painel o assessor jurídico do MDC-MG, Délio Malheiros; o promotor do Procon Estadual, Marcos Toffani Baer Bahia; e a presidente do Movimento das Donas de Casa e Consumidores do Rio Grande do Sul, Edy Mussoi. A mesa será coordenada pela vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembléia, deputada Vanessa Lucas (PSDB).

O último painel, às 15 horas, vai discutir o papel das agências reguladoras, com a participação do coordenador do Programa Nacional de Combate ao Desperdício de Energia (Procel), Milton Marques; o coordenador executivo do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Sezifredo Paulo Alves Paz; e o professor de Direito do Consumidor da PUC-SP, Marcelo Gomes Sodré. Quem vai coordenar o debate é o diretor de pesquisa de preços e qualidade de produtos do MDC-MG, José Arnaldo de Lima.

Às 16 horas, haverá uma homenagem aos 21 anos do MDC-MG, a requerimento do deputado Dilzon Melo (PTB).

 

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715