Assembléia abre semana com Fórum Técnico sobre cultura

Eventos institucionais, sabatina dos candidatos a conselheiro do Tribunal de Contas, visitas da Comissão Especial de ...

27/08/2004 - 00:02
 

Assembléia abre semana com Fórum Técnico sobre cultura

Eventos institucionais, sabatina dos candidatos a conselheiro do Tribunal de Contas, visitas da Comissão Especial de Fruticultura a Caldas e Pirapora, Reunião Especial de Plenário, além de quatro reuniões de comissões com convidados marcam o calendário da Assembléia para a semana de 30 de agosto a 3 de setembro.

De segunda a quarta-feira (30/8 a 1º/9) será realizado o Fórum Técnico "Cultura: Política e Financiamento", que tem o objetivo de promover uma grande discussão sobre as políticas públicas de cultura em Minas Gerais e as alternativas para financiamento do setor, por meio de exposições temáticas e debates. O evento, que acontecerá no Plenário, é uma realização da Assembléia e da Secretaria de Estado da Cultura e conta com o apoio de 42 entidades.

Entre outros aspectos, serão debatidas propostas para garantia de recursos no Orçamento do Estado e no Plano Plurianual para investimentos em cultura. A abertura do evento será no dia 30 de agosto, às 8h30, com o presidente da Assembléia, deputado Mauri Torres (PSDB); o secretário de Cultura de Minas Gerais, Luiz Roberto Nascimento e Silva; e a secretária de Cultura de Belo Horizonte, Celina Albano. O requerimento pela realização do fórum foi apresentado pelo deputado Domingos Sávio (PSDB).

Saneamento ambiental - Na terça-feira (31), acontece em Governador Valadares a quarta e última reunião de interiorização do Seminário Legislativo "Saneamento Ambiental - Demandas e Intervenções Necessárias". Na ocasião, o "Plano de despoluição de esgotos sanitários da Bacia Hidrográfica do Rio Doce" será apresentado pelo analista de Meio Ambiente, Henrique Lobo Gonçalves. A etapa final do seminário será na Assembléia Legislativa entre os dias 13 e 16 de setembro.

O encontro regional, que será no auditório da Câmara Municipal de Governador Valadares, coordenado pelo deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), vai reunir entidades e órgãos ligados ao saneamento. Na reunião, serão eleitos os 12 delegados do Leste de Minas, que representarão a região no seminário legislativo. Até agora, já foram três reuniões de interiorização: em Uberlândia (16/8), reunindo o Triângulo Mineiro; em Montes Claros (23/8), representando o Norte de Minas; e em Varginha (27/8), com representantes do Sul do Estado.

Candidatos a vaga no TC serão sabatinados nesta 2ª

Os dois candidatos a ocuparem vaga de conselheiro do Tribunal de Contas, o deputado Wanderley Ávila (PPS) e o consultor da Assembléia, Alexandre Bossi, serão sabatinados nesta segunda-feira (30), no Plenarinho IV, pela Comissão Especial criada para emitir parecer sobre as indicações. O deputado Wanderley Ávila será argüido às 14h15; e Alexandre Bossi, às 15h15.

De acordo com o Regimento Interno da Assembléia, a comissão, após sabatinar os candidatos a conselheiro, emite um parecer opinando pela aprovação ou rejeição do seu nome. Os nomes, então, vão a votação em Plenário, e, no prazo máximo de dez dias após a aprovação, o novo conselheiro é nomeado pelo presidente da Assembléia e empossado pelo presidente do Tribunal de Contas.

25 anos da Lei da Anistia - A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia realiza audiência pública, nesta terça-feira (31), para discutir a Lei da Anistia (Lei 6.683, de 1979), que está completando 25 anos este mês. A reunião foi pedida pelo presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT) e vai ter a presença de especialistas e militantes de direitos humanos. Os debates acontecem no Plenarinho I, às 9 horas.

Em 1976 foram fundados os "comitês pela anistia" em diversos Estados, movimento que marca a institucionalização do debate sobre a necessidade de anistia a exilados e banidos políticos. Em 1978 foi feito um congresso em São Paulo e, em 28 de agosto de 1979, era promulgada a Lei da Anistia.

Segundo dados citados pelo secretário nacional de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, naquela data, havia mais de 300 mil pessoas vinculadas voluntária ou involuntariamente ao Serviço Nacional de Informações (SNI), órgão que denunciava as atividades políticas dos cidadãos. Cerca de 15 mil trabalhadores perderam seus empregos por perseguição política, mais de mil sindicatos sofreram intervenção, 774 parlamentares tiveram seus mandatos cassados, quase 15 mil brasileiros foram exilados ou expulsos do Brasil. E ainda: 424 pessoas perderam a vida, por ação direta ou indireta da ditadura

Saneamento - Nesta quarta-feira (1º/9), a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia Legislativa realiza audiência pública para debater o anteprojeto de lei federal que trata do funcionamento dos serviços públicos de saneamento básico e da política nacional de saneamento ambiental, colocado em consulta pública pelo Ministério das Cidades. O deputado Fábio Avelar (PTB), que solicitou a reunião, pediu urgência para o debate para que a comissão possa enviar suas sugestões ao Ministério o mais rápido possível. A audiência será às 9h30, no Auditório.

FFO discute novamente convênio do Estado com INDG

Depois da reunião da última quarta-feira (25/8), em que o secretário de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Antônio Anastasia, negou irregularidades no contrato firmado entre o Estado e o Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG), o assunto volta a ser debatido na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembléia Legislativa, nesta quarta-feira (1º/9). A reunião acontece às 10 horas, no Plenarinho IV, e terá a presença do secretário de Estado da Fazenda, Fuad Noman, e do deputado federal Virgílio Guimarães (PT).

Os deputados querem mais informações sobre o termo de convênio celebrado entre o Estado, a Fundação Brava e o INDG, com o objetivo de elaborar e a executar os projetos de reestruturação para otimização de processos, gerenciamento matricial de receita e de despesas e gerenciamento de projetos e sobre o acordo de confidencialidade celebrado entre o Estado e as referidas instituições.

HPM - Outro tema que será debatido em audiência pública nesta quarta-feira é a terceirização dos serviços de radiologia do Hospital da Polícia Militar (HPM) e suas conseqüências para os militares e dependentes. A reunião da Comissão de Saúde será às 14h30 no Plenarinho II e atende a requerimento do deputado Sargento Rodrigues (PDT).

Comissão de Fruticultura realiza últimas visitas

A Comissão Especial da Fruticultura, que tem previsão de encerrar seus trabalhos no dia 31 de agosto, com a aprovação do relatório final, realiza as duas últimas visitas nesta semana. Na quarta-feira (1º), os deputados vão a Caldas, no Sul de Minas, conhecer o Centro de Referência de Viniviticultura e Enologia, mantido pela Epamig. Na quinta-feira (2), a comissão vai à Pirapora visitar o pólo fruticultor da cidade.

Reunião Especial - O Grupo de Louvor e Adoração "Diante do Trono", recebe homenagem da Assembléia Legislativa nesta quinta-feira (2), pelo trabalho social desenvolvido no Brasil e no exterior e pela gravação do seu 7º CD ao vivo. A Reunião Especial de Plenário será às 20 horas e atende a requerimento do deputado Márcio Passos (PL).

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715