Comissão aprova parecer que cria Calendário Turístico

A Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembléia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (18/8/04), parecer ...

18/08/2004 - 00:00
 

Comissão aprova parecer que cria Calendário Turístico

A Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembléia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (18/8/04), parecer de 1º turno, favorável, do deputado Chico Rafael (PMDB) à emenda n°1 ao substitutivo n°1 do Projeto de Lei 1.152/03. O projeto, de autoria do deputado Biel Rocha (PT), cria o Calendário Turístico de Minas Gerais, o Questionário de Qualificação de Eventos, e o Certificado de Registro de Eventos. A emenda apresentada também por Biel Rocha, objetiva oferecer os formulários sobre o projeto pela internet. De acordo com o parlamentar, tal medida seria de fundamental importância para a agilização e divulgação das informações sobre a forma de inscrição dos municípios interessados nos eventos do Calendário Turístico Oficial do Estado.

O parecer de turno único do deputado Márcio Passos (PL), favorável ao PL 1.703/04 também foi aprovado. O projeto do deputado George Hilton (PL) institui o Dia da Aliança Cultural e Comercial - Minas e China, no âmbito do Estado. Para o relator, a iniciativa de George Hilton é relevante por fortalecer os laços comerciais e culturais estabelecidos entre os governos do Estado e da China.

Feira em Paris - Foi aprovado requerimento do deputado Biel Rocha, pedindo que sejam feitos esforços junto à presidência da Casa para viabilizar a participação da comissão na Comitiva do Governo do Estado que representará Minas em uma feira internacional de turismo, em Paris, no início de setembro. O convite, segundo o deputado, foi enviado à comissão pelo secretário de Estado de Turismo, Herculano Anghinetti.

Outro requerimento aprovado, do deputado Adalclever Lopes (PMDB), solicita reunião conjunta das Comissões de Turismo, Indústria e Comércio e de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, com a participação de convidados, para discutir os benefícios que a rota de peregrinação denominada "Caminho da Luz" trará à Zona da Mata mineira, mais especificamente, à cidade de Caparaó.

O deputado Doutor Ronaldo (PDT), pediu audiência pública com convidados para debater as possibilidades de aproveitamento das aparas de ardósia, provenientes da extração e beneficiamento da rocha. O requerimento também foi aprovado. A Comissão aprovou ainda 19 proposições que dispensam a apreciação do Plenário.

Presenças - Deputados Paulo Cesar (PFL), presidente; Biel Rocha (PT); Márcio Passos (PL); Sidinho do Ferrotaco (PSDB); e a deputada Maria Olívia (PSDB), vice-presidente.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715