ALMG promove debates sobre produção de frutas e 10 anos do Plano Real

Na próxima semana, de 9 a 13 de agosto de 2004, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais promove diversas atividades ...

06/08/2004 - 00:02
 

ALMG promove debates sobre produção de frutas e 10 anos do Plano Real

Na próxima semana, de 9 a 13 de agosto de 2004, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais promove diversas atividades nas comissões permanentes e especiais e no Plenário. Na terça-feira (10), os deputados da Comissão Especial da Fruticultura reúnem-se com convidados, em Maria da Fé, para discutir alternativas e políticas para a expansão da produção de frutas no Sul de Minas. A reunião será na Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) a partir das 9h30.Os deputados que pediram a realização da audiência são Laudelino Augusto (PT), Carlos Pimenta (PDT) e Luiz Humberto Carneiro (PSDB).

Essa é a segunda de uma série de reuniões da Comissão Especial da Fruticultura no interior do Estado para conhecer os desafios e potencialidades do setor nas principais regiões produtoras de Minas. Na último dia 2, os deputados foram a Jaíba, no Norte de Minas, conhecer o maior projeto de agricultura irrigada da América Latina. Ainda em agosto, estão agendadas viagens para Monte Alegre de Minas (19), grande produtor de abacaxi no Triângulo Mineiro, e Rio Pomba (24), que vem despontando como pólo de fruticultura na Zona da Mata.

Também nesta semana, na quinta-feira (12), a Comissão da Fruticultura vai realizar outra reunião com convidados, às 14h30, no Plenarinho IV da Assembléia. O objetivo é discutir assuntos relacionados à fruticultura orgânica como as tecnologias usadas para sua produção, os financiamentos, a assistência técnica, a certificação e o mercado. O requerimento solicitando a reunião é dos deputados Laudelino Augusto, Carlos Pimenta e Ana Maria Resende (PSDB).

Vírus que pode causar doença neurológica é tema de reunião

Já na quarta-feira (11), a Comissão de Saúde se reúne com convidados às 15h30, no Plenarinho II, para debater o Projeto de Lei (PL) 1.548/04, da deputada Ana Maria Resende, que dispõe sobre a obrigatoriedade de realização de testes sorológicos para diagnóstico da infecção pelo HTLV e seu tratamento pelos hospitais públicos do Estado. A reunião acontecerá a requerimento da autora do projeto e contará com a presença de representante do secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana.

HTLV - O HTLV é um vírus que pode causar doença neurológica. Isolado em 1980, a partir de um paciente com um tipo raro de leucemia de células "T", o vírus apresenta-se em dois tipos: HTLV-I e HTLV-II. O primeiro implica doença neurológica, causando dificuldade de locomoção e leucemia; e o segundo está ainda pouco evidenciado como causa de doença. Assim como o vírus HIV, causador da Aids, o HTLV pode ser transmitido por relação sexual com uma pessoa infectada, pelo sangue e agulhas contaminadas e por meio da mãe ao recém-nascido, principalmente pelo aleitamento materno.

Outra atividade marcada para essa semana nas comissões da Assembléia é a visita técnica da Comissão Especial da Silvicultura à empresa Cenibra - Celulose Nipo Brasileira, em Belo Oriente, no Vale do Aço. A visita será às 14 horas.

Reuniões especiais e ciclo de debates sobre o Plano Real

No Plenário, na sexta-feira (13), das 8h30 às 17 horas, a Assembléia, o Conselho Regional de Economia e a Casa do Economista de Minas Gerais promovem um Ciclo de Debates sobre os dez anos do Plano Real. O objetivo é analisar os aspectos econômicos, sociais e políticos do Plano Real e seus efeitos sobre a sociedade brasileira. A abertura do ciclo será feita pelos presidentes da ALMG, deputado Mauri Torres (PSDB); do Conselho Regional de Economia, Ofif Viana Filho; da Sociedade dos Economistas de Minas Gerais, Carlos Alberto Teixeira de Oliveira; e do Sindicato dos Economistas, Maria Dirlene Trindade Marques. Entre os expositores, estão economistas, professores e o assessor Econômico da Presidência da República no Governo José Sarney, Luís Paulo Rosenberg. O Ciclo de Debates é aberto ao público, não sendo necessária inscrição prévia. Os participantes que desejarem receber certificado deverão preencher uma ficha na secretaria do evento.

Homenagens - Também na sexta, às 20 horas, haverá Reunião Especial de Plenário em homenagem aos 70 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte e Contagem, a requerimento do deputado Adelmo Carneiro Leão (PT). Outra homenagem programada para esta semana, um dia antes, na quinta-feira (12), será a Reunião Especial de Plenário em comemoração do aniversário de 80 anos do cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, ex-arcebispo metropolitano de Belo Horizonte. A reunião, solicitada pelos deputados Roberto Carvalho (PT) e Célio Moreira (PL), será às 20 horas. O requerimento solicitando a reunião também tem assinaturas de apoio dos deputados Durval Ângelo (PT), Miguel Martini (PSB), André Quintão (PT) e da deputada Maria Tereza Lara (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715