Comissão da Fruticultura faz reunião em Maria da Fé nesta terça (10)

Os deputados da Comissão Especial da Fruticultura da Assembléia Legislativa reúnem-se em Maria da Fé, no Sul de Minas...

05/08/2004 - 00:01
 

Comissão da Fruticultura faz reunião em Maria da Fé nesta terça (10)

Os deputados da Comissão Especial da Fruticultura da Assembléia Legislativa reúnem-se em Maria da Fé, no Sul de Minas, na próxima terça-feira (10/8/04). O objetivo da reunião é discutir alternativas e políticas para a expansão da produção de frutas no Sul de Minas. Os deputados que pediram a realização da audiência são Laudelino Augusto (PT), Carlos Pimenta (PDT) e Luiz Humberto Carneiro (PSDB). A reunião será realizada na Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a partir das 9h30.

Para obter melhor aproveitamento do clima ameno e do relevo montanhoso da região, a unidade da Epamig de Maria da Fé desenvolve pesquisas e capacitação de agricultores para o cultivo de frutas de clima temperado, como pêssego, uva, marmelo, ameixa, amora preta e nectarina. No cenário nacional, Minas Gerais ocupa posição de destaque na produção de frutas como uva, caqui, pêssego, pêra e ameixa, ficando atrás apenas dos estados do Sul e de São Paulo. O Sul de Minas e a Zona da Mata são as principais regiões produtoras de frutas de clima temperado do Estado.

Esta é a segunda de uma série de reuniões da comissão no interior para conhecer os desafios e potencialidades da fruticultura nas principais regiões produtoras de Minas. Na última segunda-feira (2), os deputados foram a Jaíba, no Norte do Estado, conhecer o maior projeto de agricultura irrigada da América Latina. Estão agendadas viagens para Monte Alegre de Minas, grande produtor de abacaxi no Triângulo Mineiro, e Rio Pomba, que vem despontando como pólo de fruticultura na Zona da Mata.

Foram convidados para a reunião o gerente da Epamig em Maria da Fé, Luiz Eugênio Santana Matos; o gerente regional da Emater de Itajubá e Caxambu, Nauto Martins; os prefeitos de Maria da Fé, Alexandre Cardoso Pinto, e de Marmelópolis, Carlos Lacerda Ribeiro; o produtor rural Aroldo Lúcio Ribeiro Resende; e a presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Itajubá, Maria Eugênia Lorieri Coelho.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715