Crimes ambientais em Pouso Alegre e Inconfidentes são discutidos

As denúncias de despejo irregular de lixo tóxico próximo a mananciais, no município de Inconfidentes, e de contaminaç...

30/06/2004 - 00:01
 

Crimes ambientais em Pouso Alegre e Inconfidentes são discutidos

As denúncias de despejo irregular de lixo tóxico próximo a mananciais, no município de Inconfidentes, e de contaminação do ar e da água por chumbo pela empresa MS Metais, em Pouso Alegre, foram novamente discutidas nesta quarta-feira (30/6/04) pela Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais. De acordo com a deputada Maria José Haueisen (PT), o que a comissão viu durante sua visita às cidades de Pouso Alegre e de Inconfidentes, no dia 26 de junho, foram crimes ambientais graves, que estão causando males à população das duas cidades, como a contaminação por chumbo.

O deputado Laudelino Augusto (PT) relembrou que, durante a visita foi apresentado e aprovado requerimento solicitando audiência pública para discutir os crimes ambientais em Inconfidentes, e pediu que fosse marcada com urgência a data da reunião. Maria José Haueisen sugeriu que a audiência seja realizada na próxima quarta-feira (7/7), na Assembléia Legislativa.

A comissão aprovou requerimento do deputado Doutor Ronaldo (PDT), que solicita à Feam cópia do processo de licenciamento da MS Metais, localizada em Pouso Alegre. Outro requerimento sobre a MS Metais, do deputado Laudelino Augusto foi aprovado, solicitando ao secretário de Estado de Meio Ambiente laudo técnico sobre a qualidade da água nas proximidades da empresa.

Manancial do Cercadinho - Foi aprovado requerimento da deputada Lúcia Pacífico (PTB) que solicita reunião conjunta com a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte para debater, em audiência pública, a preservação da área do manancial do Cercadinho, região Oeste de Belo Horizonte. A parlamentar justificou o requerimento afirmando que a Associação dos Moradores do Alto do Bairro Santa Lúcia está preocupada com as agressões e divisões que vêm acontecendo na reserva da Mata do Cercadinho.

A comissão aprovou ainda três proposições que dispensam a apreciação do Plenário. O parecer sobre o Projeto de Lei 1.357/04, da deputada Ana Maria Resende (PSDB), foi retirado de pauta a pedido do deputado Fábio Avelar (PTB).

Presenças - Participaram da reunião a deputada Maria José Haueisen (PT), presidente; e os deputados Doutor Ronaldo (PDT), vice; Fábio Avelar (PTB); e Laudelino Augusto (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715