ALMG promove ciclo de debates sobre eucalipto nos dias 24 e 25 de maio

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais, com o apoio de diversas entidades, realiza nos próximos 24 e 25 de maio (se...

14/05/2004 - 00:00
 

ALMG promove ciclo de debates sobre eucalipto nos dias 24 e 25 de maio

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais, com o apoio de diversas entidades, realiza nos próximos 24 e 25 de maio (segunda e terça-feiras) o Ciclo de Debates "O Eucalipto". Serão abordados, no evento, os aspectos econômicos, sociais e ambientais do cultivo do eucalipto, incorporado à economia mineira. O objetivo é que o Legislativo possa contribuir para que se adote, no Estado, um modelo de cultivo comprometido com o desenvolvimento, com o homem e o meio ambiente.

O ciclo de debates foi pedido por requerimento da deputada Maria José Haueisen e do deputado Rogério Correia, ambos do PT, com o objetivo de subsidiar o Projeto de Lei 1.071/03, que foi apresentado por Correia, que trata do zoneamento agroecológico no Estado. Segundo os deputados, há denúncias de avanço do plantio do eucalipto sobre áreas produtivas no Norte de Minas, Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Os dois deputados confirmaram presença no Encontro Regional em Teófilo Otoni, que acontece nesta terça-feira (18).

Programação do ciclo de debates

24 de maio, segunda-feira

* 8h30 - Abertura: presidente da Assembléia, deputado Mauri Torres, e diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Humberto Candeias Cavalcanti

9 horas - Eucalipto: aspectos econômicos e técnicos. Serão abordados o histórico do modelo econômico aplicado à eucaliptocultura; os aspectos técnicos e econômicos da eucaliptocultura; a floresta ou cultura de eucalipto; a oferta e demanda de madeira em Minas Gerais; os usos múltiplos das florestas renováveis; a economia florestal: gerenciamento e logística da produção de eucalipto; e as perspectivas do modelo econômico aplicado à eucaliptocultura.

Expositores: professor de Planejamento Econômico do Unicentro Newton Paiva e de Pensamento Econômico e Política Internacional da UNA, Múcio Tosta Gonçalves; diretor do Instituto Brasileiro de Educação, Integração e Desenvolvimento Social (Ibeides), Lourival Araújo Andrade; professor da área de Política, Administração e Planejamento Florestal da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Sebastião Renato Valverde; e professor da área de Política e Economia Florestal da Universidade Federal do Paraná e diretor da STCP Engenharia de Projetos Ltda, Joésio Deoclésio Pierin Siqueira.

10h30 - Debate: coordenação do deputado Gil Pereira (PP), presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembléia.

14 horas - O eucalipto e as questões sociais. Serão abordados os reflexos da eucaliptocultura nos direitos sociais; a responsabilidade social das empresas produtoras/consumidoras de eucalipto; os direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais na cultura do eucalipto; e as perspectivas e desdobramentos sociais.

Expositores: técnico da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional - Fase/Espírito Santo, Winniefried Overbeck; professor do curso de Geografia e Análise Ambiental do Uni/BH; Carlos Eduardo Mazzetto Silva; vice-presidente da Agência para o Desenvolvimento Social e Econômico Sustentável de João Pinheiro (Adejop), Carlos Gonçalves da Silva; e engenheiro florestal e doutorando em Ciência Florestal na UFV, Paulo Rogério Soares de Oliveira.

15 horas - Debate: coordenação do deputado Rogério Correia (PT), um dos autores do requerimento solicitando a realização do ciclo de debates.

25 de maio, terça-feira

8h30 - O eucalipto e o meio ambiente. Os expositores irão abordar os aspectos ambientais da eucaliptocultura; a eucaliptocultura, o efeito estufa e o mercado de carbono; a legislação da eucaliptocultura e sua regulamentação; e as perspectivas e desdobramentos ambientais.

Expositores: diretor-geral do IEF, Humberto Candeias Cavalcanti; professor de Biometria, Inventário e Manejo Floresta da Universidade Federal de Lavras, José Roberto Scolforo; professor da área de Hidrologia Florestal e Manejo de Bacias Hidrográfica da UFV, Herly Carlos Teixeira Dias; superintendente-executiva da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), Maria Dalce Ricas; professor de Geografia e membro do grupo de estudos em Temáticas Ambientais - Gesta/UFMG, Klemens Laschefski; e engenheiro agrônomo, membro do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas e da Rede Alerta contra o Deserto Verde, Carlos Alberto Dayrell.

11 horas - Debate: coordenação da deputada Maria José Haueisen (PT), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia e autora do requerimento solicitando a realização do ciclo de debates

Realização - O Ciclo de Debates "O Eucalipto" é uma realização da Assembléia Legislativa, com o apoio das seguintes entidades: Associação dos Geógrafos Brasileiros, Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), Associação Mineira de Silvicultura, Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva, Cemig, Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec/MG), Comissão Pastoral da Terra, Emater/MG, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas do Estado de Minas Gerais, Instituto Brasileiro de Educação Integração e Desenvolvimento Social, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Nacional de Meteorologia/5o Disme, Instituto de Terras de Minas Gerais (Iter/MG), Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg/Escola de Design), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715