Comissão vai avaliar danos ambientais ao lago de Três Marias

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia, em reunião nesta quarta-feira (14/4/04), aprovou reque...

14/04/2004 - 00:00
 

Comissão vai avaliar danos ambientais ao lago de Três Marias

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia, em reunião nesta quarta-feira (14/4/04), aprovou requerimento do deputado Doutor Ronaldo (PDT), que pede realização de audiência pública para discutir, com convidados, os danos ambientais que vem sofrendo o lago de Três Marias, na Bacia do Rio São Francisco. O autor do requerimento lembra que uma comissão especial do Ministério Público já constatou retirada de matas ciliares, ocupação desordenada e destruição de nascentes na região, além da presença de uma barragem de rejeitos da Companhia Mineira de Metais, a menos de um quilômetro do rio. "É muito importante uma atuação preventiva, por isso temos que tomar conhecimento, de forma abrangente, da situação atual da represa de Três Marias", afirmou Doutor Ronaldo.

Convidados - Para a audiência, cuja data será definida nos próximos dias, serão convidados: a promotora de Justiça da Comarca de Três Marias, Andréa Marteleto; o promotor da Promotoria Especializada nas Bacias dos Rios Urucuia e Paracatu, Leandro Martinez; o diretor da Companhia Mineira de Metais, Paulo Mota; o presidente da Associação dos Pescadores da região, Waltim Quintino da Rocha; o prefeito de Três Marias, padre Geraldo da Silva Macedo; e o superintendente de Geração da Cemig, Evandro Leite Vasconcelos.

Reunião conjunta debaterá projetos sobre água e atividade agrícola

A comissão também aprovou requerimento do deputado Paulo Piau (PP) para que seja realizada audiência, em conjunto com a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, para debater a aplicação e regulamentação de três leis estaduais: a Lei 12.503, de 1997, que cria o Programa Estadual de Conservação da Água; a 13.194, de 1999, que cria o Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais (Fhidro); e a 14.089, de 2001, que cria o Programa de Certificação Ambiental da Propriedade Agrícola (Iso-Agrícola). Serão convidados para a reunião representantes da Copasa, da Cemig, da Faemg e da Fiemg, além dos secretários de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, José Carlos Carvalho, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Odelmo Leão.

Pedido de vista - O Projeto de Lei 1.149/03, do deputado Laudelino Augusto (PT), que dispõe sobre apresentação de relatório ambiental, também estava na pauta da reunião desta quarta-feira, mas teve apreciação adiada, porque o deputado Fábio Avelar (PTB) pediu vistas do parecer do relator, deputado Leonardo Quintão (PMDB).

Presenças - Participaram da reunião a deputada Maria José Haueisen (PT), presidente; e os deputados Doutor Ronaldo (PDT), vice; Fábio Avelar (PTB), Leonardo Quintão (PMDB) e Laudelino Augusto (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715