Audiências públicas e evento sobre golpe marcam semana na ALMG

As comissões da Assembléia Legislativa realizam, na semana de 29/3 a 2/4/03, diversas audiências com convidados. Entr...

26/03/2004 - 00:00
 

Audiências públicas e evento sobre golpe marcam semana na ALMG

As comissões da Assembléia Legislativa realizam, na semana de 29/3 a 2/4/03, diversas audiências com convidados. Entre as autoridades esperadas para debater com os deputados estão os secretários de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes, João Leite; de Defesa Social, Lúcio Urbano; e da Educação, Vanessa Guimarães Pinto. A semana terá também, como destaque, o Ciclo de Debates "Resistir sempre - 64 nunca mais" e o início da tramitação do projeto de lei que estabelece o plano de carreiras da educação básica no Estado.

A secretária adjunta de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, vai representar o secretário Antônio Anastasia na audiência da Comissão de Administração Pública nesta terça-feira (30), quando será debatida a aposentadoria dos servidores públicos estaduais não-detentores de cargo efetivo no Regime Geral de Previdência Social (RGPS). A reunião, que acontece a requerimento da deputada Marília Campos (PT), começa às 10 horas, no Auditório.

Também na terça-feira, a Comissão de Constituição e Justiça começa a analisar o Projeto de Lei 1.294/2003, do governador, que institui e estrutura as carreiras dos profissionais de educação básica no Estado de Minas Gerais. A reunião começa às 10 horas. O relator é o presidente da comissão, deputado Bonifácio Mourão (PSDB). Após análise da CCJ, o projeto seguirá para apreciação, em 1o turno, nas comissões de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, de Administração Pública e de Fiscalização Financeira e Orçamentária. Na Comissão de Educação deve ser agendada uma audiência pública, a pedido do deputado Doutor Viana (PFL), para debater o projeto.

Outras reuniões com convidados na terça-feira serão realizadas pela Comissão de Saúde, que vai discutir o atendimento pelo SUS aos portadores de epidermólise bolhosa (9h45, no Plenarinho II); pela Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, que vai debater o estado de conservação da Escola Estadual Dr. Lucas Monteiro Machado, no bairro Pindorama, em Belo Horizonte (10 horas, no Plenarinho I); e pela Comissão Especial do Conselho Estadual de Educação, que vai sabatinar Paulo José de Araújo e Stéfano Barra Gazzola, dois dos indicados para integrarem o conselho (15 horas, no Plenarinho I).

Na quarta-feira (31), data do 40º aniversário do golpe militar no Brasil, a Assembléia realiza o Ciclo de Debates "Resistir sempre - 64 nunca mais". O evento vai reunir, no Plenário, especialistas, parlamentares, jornalistas, intelectuais e lideranças políticas perseguidas pelos militares. Além dos debates, haverá uma exposição com fotos, recortes de jornais e revistas e outros documentos históricos para contar a história das duas décadas de ditadura no Brasil.

Às 10 horas da próxima quarta-feira, o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Antônio Augusto Anastasia, é esperado no Plenarinho IV para a reunião da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária. Ele foi convidado para apresentar um relato sobre o cumprimento das metas fiscais estabelecidas para o Estado referentes ao 2º e 3º quadrimestres de 2003. Também foi convidado para o encontro o secretário de Estado da Fazenda, Fuad Jorge Noman Filho.

A gratuidade no transporte coletivo para idosos será tema de audiência pública promovida pela comissão especial criada para analisar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 64/03, do deputado João Bittar (PL). A PEC propõe a redução da idade mínima de 65 para 60 anos. O pedido foi feito pelo relator da emenda, deputado Célio Moreira (PL). O secretário João Leite é um dos convidados para a reunião, que acontece na quarta-feira, às 9h30, no Plenarinho I. Às 14h30, a Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia fará uma audiência pública para debater a exploração dos bares do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão.

Na quinta-feira, a Comissão Especial do Conselho Estadual de Educação volta a se reunir para argüir dois outros indicados: Miguel Augusto Gonçalves de Souza e Marinêz Fulgêncio Murta. A reunião acontece às 9h30, no Plenarinho I. Já a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social fará uma audiência pública às 9h30, no Auditório, para discutir a situação dos metalúrgicos de João Monlevade.

Três visitas também estão programadas para esta semana. Nesta segunda-feira (29), a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas vai ao Centro de Integração e Adaptação da Aeronáutica (Ciaar), às 11 horas, para uma visita de cortesia ao comandante Antônio Fernando Costa de Resende. Na terça, a Comissão de Direitos Humanos visitará o Núcleo de Proteção às Vítimas de Crimes Violentos, às 15 horas. E na quinta-feira, às 15 horas, a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas fará uma visita ao presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Romeu Scarioli, para obter informações sobre o projeto do Novo Somma.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715