Comissão de Administração Pública recebe Eleonora Menicucci

A Comissão de Administração Pública da Assembléia Legislativa recebe nesta terça-feira (23/03/04) a relatora de saúde...

22/03/2004 - 00:00
 

Comissão de Administração Pública recebe Eleonora Menicucci

A Comissão de Administração Pública da Assembléia Legislativa recebe nesta terça-feira (23/03/04) a relatora de saúde da Plataforma Brasileira de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais e Culturais (Dhesc Brasil), Eleonora Menicucci. A reunião, que foi solicitada pela deputada Jô Moraes (PCdoB), será realizada no Plenarinho IV, a partir das 10 horas. O objetivo é discutir o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Dhesc Brasil, uma rede de entidades da sociedade civil em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e com o Programa da Organização das Nações Unidas para o Voluntariado.

Desde o ano passado, quando assumiu o cargo de relatora de saúde da Dhesc Brasil, Eleonora Menicucci percorreu 12 estados brasileiros para avaliar a qualidade de vida da população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Minas Gerais, ela analisou a implantação do Programa de Saúde da Família e a qualidade do atendimento prestado pelo SUS em várias cidades do interior. Nesta segunda (22), visitou os hospitais Odete Valadares e Sofia Feldman, em Belo Horizonte, para verificar o atendimento prestado a mulheres que provocaram aborto. As inspeções feitas pela Dhesc Brasil em Minas vão ser relatadas aos deputados da comissão.

Socióloga e professora de saúde coletiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Eleonora Menicucci fundou a Rede Feminista de Saúde e integra a equipe da Casa de Saúde da Mulher Domingos Elácio, da Unifesp, que presta assistência a vítimas de violência sexual. A Dhesc Brasil foi criada em 2000 e recolhe denúncias de violação dos direitos humanos, realiza missões para detectar essas violações. Após elaborar relatórios sobre os temas pesquisados, envia sugestões para os órgãos competentes solucionarem os problemas detectados.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715