Reunião especial de Plenário homenageia o Cruzeiro Esporte Clube

A Assembléia Legislativa irá homenagear a conquista da Tríplice Coroa pelo Cruzeiro Esporte Clube em Reunião Especial...

11/12/2003 - 19:22
 

Reunião especial de Plenário homenageia o Cruzeiro Esporte Clube

A Assembléia Legislativa irá homenagear a conquista da Tríplice Coroa pelo Cruzeiro Esporte Clube em Reunião Especial, nesta quinta-feira (11/12/2003), às 20 horas, no Plenário. A solenidade será realizada a requerimento dos deputados Antônio Andrade (PMDB) e Domingos Sávio (PSDB). Serão convidados o presidente e o vice-presidente do Cruzeiro, respectivamente, Alvimar e Zezé Perrella; o técnico, Wanderley Luxemburgo; além dos jogadores e do governador do Estado, Aécio Neves, torcedor declarado do time. A Tríplice Coroa é o nome dado à conquista do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro em 2003.

Segundo o deputado Domingos Sávio, a reunião "é uma maneira de manifestar o reconhecimento do Legislativo Mineiro pelo trabalho desempenhado pelos atletas, comissão técnica e dirigentes do Clube, que tem contribuído para a valorização do futebol mineiro", ressalta. Para o deputado Antônio Andrade, a solenidade se deve ao profissionalismo e à competência do Cruzeiro mostrados no Campeonato Brasileiro de 2003, que resultou na conquista esperada há 32 anos. "O título do Cruzeiro engrandece o futebol mineiro", afirma. Durante a reunião, será exibido um vídeo institucional do Cruzeiro em comemoração ao título e entrega de placa alusiva à homenagem ao presidente do clube, Alvimar Perrella.

Histórico - O Cruzeiro Esporte Clube foi fundado em 2 de janeiro de 1921 por desportistas da colônia italiana de Belo Horizonte com o nome de Societá Sportiva Palestra Itália. As cores adotadas foram as mesmas da bandeira italiana: verde, vermelho e branco. O primeiro uniforme do clube foi camisa verde, calção branco e meias vermelhas. O clube era aberto apenas à participação da colônia até 1925, quando abriu as portas para desportistas de qualquer nacionalidade. Em janeiro de 1942, o Brasil entrou na 2ª Guerra Mundial e um decreto-lei do governo federal impediu o uso de termos das nações inimigas em entidades, instituições, estabelecimentos, como acontecia com o nome do Cruzeiro. Por isso, em outubro daquele ano, num consenso entre os diretores foi aprovado o nome Cruzeiro Esporte Clube, por ser a constelação do Cruzeiro do Sul o maior símbolo da pátria brasileira. O uniforme também mudou para camisa azul, calção e meias brancas.

Conquistas - O Cruzeiro é hoje destaque do futebol brasileiro com sete títulos internacionais: duas Taças Libertadores (1976 e 1997); duas Supercopas (1991 e 1992); uma Recopa (1999); uma Copa Ouro (1995) e uma Copa Master (1995). O Cruzeiro também conquistou quatro títulos nacionais - a Taça Brasil (1966) e as Copas do Brasil (1993, 1996 e 2000). Além disso, o Cruzeiro também é 31 vezes Campeão mineiro.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715