Relatório final de comissão da cafeicultura será votado na quinta (4)

Propostas para organizar, regulamentar e proteger os interesses dos produtores de café estão contidas no relatório fi...

03/12/2003 - 14:42
 

Relatório final de comissão da cafeicultura será votado na quinta (4)

Propostas para organizar, regulamentar e proteger os interesses dos produtores de café estão contidas no relatório final da Comissão Especial da Cafeicultura Mineira, que será votado nesta quinta-feira (4/12/2003), a partir das 9h30. Segundo o relator da comissão, deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), serão apresentadas sugestões estratégicas e emergenciais para os planos internacional, nacional e estadual. Entre essas sugestões destaca-se a valorização da Câmara Técnica do Café do Conselho Estadual de Política Agrícola e a discussão sobre um Plano Agrícola Emergencial, visando a definição de recursos para a safra de 2004/2005. O relator destaca, ainda, uma conquista da comissão, que foi a prorrogação de 60 dias para o pagamento da dívida dos cafeicultores mineiros para com o Funcafé.

As atividades da Comissão Especial da Cafeicultura Mineira, criada para estudar a situação da cafeicultura no Estado, começaram no dia 4 de setembro. Ao todo, foram realizadas 12 reuniões e quatro audiências públicas no interior (Machado, Monte Carmelo, Capelinha e Manhuaçu), que contaram com a presença de mais de 100 convidados. Durante esses encontros, foram discutidos temas como o panorama da cafeicultura mineira, tecnologia de produção e de agregação de valor, financiamento da cadeia de produção, tributação, mercado interno e externo, cafés especiais, organização da produção e questões trabalhistas e marketing e consumo.

No último dia 20, foi feita uma plenária final da comissão, quando as propostas do relatório final foram apresentadas e discutidas com representantes de produtores e de entidades ligadas ao setor. Para Dalmo Ribeiro Silva, o trabalho realizado pela comissão irá resultar num "importante instrumento em favor do fortalecimento da cafeicultura mineira, traduzida na renovação de esforços para a valorização do café, da sua produção e, principalmente, do produtor". Segundo o deputado, o relatório final, depois de aprovado, será apresentado ao governador Aécio Neves; e, posteriormente, ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A Comissão Especial da Cafeicultura Mineira é composta pelos deputados: Paulo Piau (PP), presidente; Laudelino Augusto (PT), vice-presidente; Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), relator; José Henrique (PMDB) e Luiz Humberto Carneiro (PSDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715