Medalha do Mérito Legislativo destaca responsabilidade social

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais realizou, na noite desta segunda-feira (1º/12/2003), em Reunião Especial de ...

01/12/2003 - 23:26
 

Medalha do Mérito Legislativo destaca responsabilidade social

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais realizou, na noite desta segunda-feira (1º/12/2003), em Reunião Especial de Plenário, a entrega da Medalha do Mérito Legislativo a 162 personalidades que se destacaram por seus serviços ou méritos. "A homenagem torna público o valor daqueles cuja vida demonstra o sentimento de devoção à comunidade e a adesão aos princípios norteadores da democracia, da ética e da responsabilidade social", afirmou o presidente da Assembléia, deputado Mauri Torres (PSDB). O ministro dos Transportes, Anderson Adauto, foi o orador oficial da solenidade, da qual também participaram vários representantes dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.

Foram entregues 13 condecorações no grau Grande Mérito, 58 no grau Mérito Especial e 91 no grau Mérito. Trinta e quatro deputados estaduais, militares, educadores, empresários e profissionais liberais também foram agraciados. "Cada um de nós, homenageados, traz consigo o dever de dar continuidade a uma atitude pública pautada pelos mesmos zelo e dignidade hoje reconhecidos, principalmente no que diz respeito ao princípio democrático", salientou o presidente Mauri Torres, que também foi agraciado com o Grau Grande Mérito.

O ministro Anderson Adauto também ressaltou, em seu discurso, a importância da liberdade democrática, que traz consigo a ampla discussão política e novas esperanças para o povo brasileiro. "O governo enfrenta grandes dificuldades, mas isso não o impede de garantir as liberdades democráticas, de prestigiar o Parlamento, de lutar pela ética na administração pública e de combater, com firmeza, as desigualdades sociais", afirmou. Nesse processo de mudança, segundo apontou o ministro, é indispensável o trabalho consciente e incessante dos parlamentos, "que só podem desempenhar sua missão democrática se não lhes faltar o apoio da sociedade".

Conselho propõe homenageados

Criadas em abril de 1982, as medalhas da Ordem do Mérito Legislativo são concedidas mediante proposta de seu conselho, composto pelos membros da Mesa da Assembléia, pelas lideranças da maioria e da minoria e pelos ex-presidentes da Casa, no efetivo mandato de deputado estadual. Entre as personalidades que receberam a medalha no grau Grande Mérito, estão o secretário de Estado da Casa Civil, Danilo de Castro; os presidentes do Tribunal de Justiça, desembargador Márcio Antônio Abreu Corrêa de Marins, e do Tribunal de Contas do Estado, Simão Pedro Toledo; o procurador-geral do Ministério Público Estadual, Nedens Ulisses Freire Vieira e a deputada da Argentina Marta Lúcia Osorio.

Entre os agraciados com o grau Mérito Especial, estão o secretário de Estado da Fazenda, Fuad Noman; o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Betinho Duarte; o procurador-geral do Estado, José Bonifácio Borges de Andrada; e o general de divisão Paulo César de Castro. Também participaram da solenidade os deputados Antônio Júlio (PMDB), ex-presidente da Assembléia, e Antônio Andrade (PMDB), 1º-secretário da atual Mesa.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715