Aécio concede título de cidadão honorário a diretor da Globo

O jornalista gaúcho Marcelo Landi Matte, diretor regional da Rede Globo Minas nos últimos seis anos, recebeu o título...

24/11/2003 - 19:01
 

Aécio concede título de cidadão honorário a diretor da Globo

O jornalista gaúcho Marcelo Landi Matte, diretor regional da Rede Globo Minas nos últimos seis anos, recebeu o título de cidadão honorário de Minas Gerais, das mãos do governador Aécio Neves, em solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (24/11/03) no salão de eventos do Palácio da Liberdade. O presidente da Assembléia, deputado Mauri Torres (PSDB), participou da solenidade, entre outras autoridades, inclusive o autor da iniciativa, deputado Agostinho Patrús, que ocupa o cargo de secretário de Obras Públicas.

Matte foi repórter do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, da Revista Placar e da TV Gaúcha, entre 1976 e 1979, quando foi para o Rio de Janeiro. Trabalhou na Revista IstoÉ, em O Globo, na TV Educativa e na Rede Globo, onde chegou a editor-chefe do Jornal da Globo. Casado com a também jornalista mineira Isabela Scalabrini, três filhos, Marcelo Matte mudou-se com a família para Belo Horizonte em 1997, para assumir a diretoria da Globo Minas.

Agostinho Patrús justificou a escolha do jornalista gaúcho para receber o título porque o considera "um mineiro de fato e por justiça, por tudo o que plantou em nossa terra". Entre os feitos do homenageado, Patrús destacou o programa Terra de Minas, hoje exibido também na Globo News e na Globo Internacional. Mauri Torres também considerou justa a homenagem, "por tudo o que Marcelo Matte tem feito pela cultura, pelo patrimônio histórico e pela valorização de Minas no cenário nacional".

O governador Aécio Neves disse que o título tem uma dimensão ainda maior. "Consideramos nosso coestaduano o homenageado que tem a percepção correta da nossa realidade, e que compreende as verdadeiras razões de Minas". Assumindo com humor sua nova identidade, Matte admitiu que tinha dificuldade com o microfone. "Nós, mineiros, somos muito tímidos e temos dificuldade para decorar nossos improvisos". Depois reafirmou o "sincero encantamento" que sente por Minas, "pelo clima de cordialidade, de boa vizinhança e o bom caráter de todos os mineiros. Este título é o que faltava no meu currículo", concluiu.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715