Deputados intermediam disputa territorial entre Capelinha e Veredinha

Um território de 246 km², coberto de eucaliptais e onde moram apenas 200 pessoas espalhadas por uma dezena de lugarej...

18/11/2003 - 18:18
 

Deputados intermediam disputa territorial entre Capelinha e Veredinha

Um território de 246 km², coberto de eucaliptais e onde moram apenas 200 pessoas espalhadas por uma dezena de lugarejos, vem sendo disputado pelos municípios de Capelinha e Veredinha, interessados também nos impostos de uma carvoaria da Acesita. A disputa tornou-se mais acirrada a partir das emancipações de 1995, quando Veredinha desprendeu-se de Turmalina e adquiriu autonomia. Nesta terça-feira (18/11/03), as reclamações dos dois municípios foram apresentadas aos deputados da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembléia, numa audiência pública realizada a requerimento do deputado Olinto Godinho (PSDB).

A Comissão convocou também técnicos do Instituto de Geociências Aplicadas (IGA). A coordenadora do setor de limites do IGA, Paula Adriana Massara Cócolo, explicou que o aperfeiçoamento dos mapas geo-referenciados a partir de imagens de satélite tornou muito mais preciso o trabalho de demarcação dos municípios. A geógrafa dissipou as dúvidas levantadas por lideranças de Capelinha quanto à correção dos limites e da atuação do órgão, ao afirmar que "o IGA não decide onde colocar as divisas, apenas interpreta os limites conforme estão descritos nas leis. Fazemos isso com grande responsabilidade e total isenção".

A solução poderia vir com um plebiscito

Os dois municípios em litígio se fizeram representar na audiência por seus prefeitos e pelos presidentes das câmaras municipais. Capelinha trouxe, além desses, também técnicos e assessores que prepararam um minucioso levantamento histórico e geográfico para sustentar sua pretensão de anexar esse território.

O prefeito Gelson Cordeiro Oliveira argumentou que os habitantes da área votam em Capelinha, recorrem a seus serviços de saúde, estudam em suas escolas e utilizam seu transporte escolar. "Veredinha só fica com os benefícios, e nós arcamos com uma perda mensal de arrecadação de R$ 20 mil", lamenta. Para o presidente da Câmara, Edeltônio Gomes Vitor, a lei foi injusta com o município de Capelinha, pois o limite de Veredinha foi colocado a dois quilômetros do aeroporto de Capelinha. Edeltônio propôs que a população da área em disputa seja consultada através de plebiscito, e que as duas câmaras referendassem o resultado.

A proposta foi apoiada pela deputada Vanessa Lucas (PSDB), representante majoritária de Capelinha. Também o deputado Paulo Cesar (PFL), que presidiu a reunião, pronunciou-se favoravelmente a essa solução. Mas o prefeito de Veredinha, José Edimar Cordeiro e o presidente da Câmara, Delson Barbosa Rocha, apresentaram outros argumentos. Segundo Edimar Cordeiro, Capelinha se beneficia não só dos votos dos eleitores da área, mas também dos registros "per capita" que compõem o salário-educação e os cálculos do SUS. O prefeito se declarou disposto a assumir todas as despesas hoje pagas por Capelinha, sem retroatividade.

Quanto ao plebiscito, o prefeito e o vereador acham que toda a população de Veredinha deveria ser consultada, já que passou recentemente por uma experiência de desmembramento. Delson Rocha disse que as lideranças de Capelinha já haviam levado a eles a proposta de anexação, mas de maneira muito impositiva, o que teria inviabilizado um acordo. Edimar Cordeiro disse que seria possível negociar uma solução. "Mas nós, de Veredinha, queremos fazer isso com calma. Se fosse para bater o martelo hoje, seria difícil".

O deputado Olinto Godinho explicou que o procedimento de plebiscito serviria para referendar as decisões das câmaras municipais. A de Capelinha proporia a anexação do território, a de Veredinha concordaria, e então caberia à Assembléia votar um projeto de lei estabelecendo novos limites territoriais para ambos os municípios. A partir da nova lei, o IGA retrabalharia os mapas para demarcar as divisas.

Presenças: Deputados Paulo Cesar (PFL), vice-presidente; Cecília Ferramenta (PT), Olinto Godinho (PSDB), Ermano Batista (PSDB), Vanessa Lucas (PSDB).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715