Projeto que trata sobre Fundese já pode ir a Plenário em 2º turno

Está pronto para ser discutido e votado em Plenário o Projeto de Lei (PL) 304/2003, da deputada Ana Maria Resende (PS...

12/11/2003 - 17:01
 

Projeto que trata sobre Fundese já pode ir a Plenário em 2º turno

Está pronto para ser discutido e votado em Plenário o Projeto de Lei (PL) 304/2003, da deputada Ana Maria Resende (PSDB), que altera a lei que cria o Fundo de Desenvolvimento Socioeconômico do Estado (Fundese). Parecer de 2º turno favorável à aprovação da matéria, na forma do vencido no 1º turno e com a emenda nº 1, foi aprovado nesta quarta-feira (12/11/2003) pela Comissão de Turismo, Indústria e Comércio. Segundo o relator, deputado Márcio Passos (PL), as adequações recebidas pelo projeto em sua tramitação de 1º turno corrigem disparidades entre municípios pobres e ricos, além de criar meios de desenvolvimento aos mais carentes.

O PL 304/2003 dispõe que, nos financiamentos para investimentos fixos realizados nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e no Norte de Minas, o valor da operação poderá atingir até 90% do investimento fixo previsto. O projeto estende o valor da operação, que, pela Lei 11.396, de 1994, que cria o FUNDESE, era de 80% do investimento previsto. Durante a tramitação de 1º turno, a matéria sofreu alteração no sentido de estabelecer a área beneficiada, que passou a ser aquela abrangida pelo Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e por todos os municípios do Estado com Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH) inferior a 0,7 pontos.

Emenda - A emenda nº1, apresentada pelo relator, muda o inciso II do artigo 5º, substituindo a expressão "valor da operação" por "valor do investimento". O objetivo é ajustar a redação do projeto.

Audiências públicas - Foram aprovados requerimentos solicitando a realização de audiências públicas. Um, do deputado Biel Rocha (PT), requer que a comissão faça uma visita à cidade de Augusto de Lima, para avaliar o tipo de apoio que o Poder Público pode oferecer ao desenvolvimento turístico daquela região. De acordo com o deputado, naquele município também se encontra a Fábrica e Fiação Santa Bárbara, cujo tombamento, restauração e preservação estão propostos no Projeto de Lei (PL) 1.185/03, de sua autoria. O outro requerimento, do deputado Alberto Pinto Coelho (PSDB), solicita que a comissão discuta o Projeto Estrada Real, em audiência pública no município de Conceição do Mato Dentro.

Presença - Participaram da reunião os deputados Paulo Cesar (PFL), presidente; Maria Olívia (PSDB), vice-presidente; Biel Rocha (PT), Márcio Passos (PL) e Chico Rafael (PMDB).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715