Debate sobre desmatamento ilegal no Leste de MG será terça (11)

Ficou para a próxima terça-feira (11/11/2003), às 10 horas, o depoimento do técnico do Instituto Estadual de Floresta...

07/11/2003 - 11:15
 

Debate sobre desmatamento ilegal no Leste de MG será terça (11)

Ficou para a próxima terça-feira (11/11/2003), às 10 horas, o depoimento do técnico do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Marcos Cézar Ferreira, para os membros da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. O técnico iria explicar, na reunião ocorrida nesta quinta-feira (6), denúncias de desmatamento ilegal em área de preservação ambiental em Nova Belém e São João do Manteninha, municípios do Leste de Minas. Como Marcos Cézar não compareceu, o presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT), convocou o técnico, reiterou o convite ao procurador de Justiça e coordenador do Cao-Ma, Jarbas Soares Júnior e convidou também o diretor-geral do IEF. O Cao-Ma é o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, Urbanismo e Habitação.

Sargento Rodrigues marcou para a próxima quinta-feira (13), às 14h30, audiência pública para tratar da venda de ações integrantes do capital social da Companhia Mineradora de Minas Gerais (Comig) para a empresa Solaris Company Limited, em 2001. Dessa forma, o deputado atendeu a requerimento do deputado Rogério Correia (PT), aprovado em 4 de novembro, convidando para a reunião os promotores estaduais da Coordenadoria de Defesa do Patrimônio Público, Eduardo Barbarela e Carlos André.

Projeto sobre licenciamento de veículo com defeito recebe parecer pela rejeição

Os deputados aprovaram ainda parecer de 1o turno pela rejeição ao Projeto de Lei (PL) 1.059/2003, do deputado Célio Moreira (PL). A proposição proíbe o licenciamento de veículo que possui defeito de fabricação oficialmente reconhecido ou detectado. O deputado Sargento Rodrigues avocou a relatoria do parecer e destacou que legislar sobre trânsito e transporte é competência privativa da União, materializada na Lei 9.503, de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). "Portanto, está o projeto eivado de inconstitucionalidade, antijuridicidade e ilegalidade, sem condições de prosperar nesta Casa", opinou o relator. O parecer segue agora para apreciação do Plenário da Assembléia.

Requerimento - Os deputados aprovaram ainda requerimento do deputado Rogério Correia para que seja encaminhado ao secretário de Estado de Defesa Social, Lúcio Urbano, conforme solicitação do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Betim, pedido de instalação de um posto da Polícia Civil no Hospital Público Regional de Betim. Também na reunião foram aprovadas mais seis proposições que dispensam apreciação de Plenário.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Sargento Rodrigues (PDT), presidente; Rogério Correia (PT), Mauro Lobo (PSB) e Olinto Godinho (PSDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715