Atendimento em hospitais municipais vai ser debatido em Ituiutaba

Na próxima quinta-feira (11/9/2003), a Comissão de Saúde da Assembléia de Minas estará em Ituiutaba, no Triângulo Min...

05/09/2003 - 17:15
 

Atendimento em hospitais municipais vai ser debatido em Ituiutaba

Na próxima quinta-feira (11/9/2003), a Comissão de Saúde da Assembléia de Minas estará em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, para debater a situação dos hospitais municipais e o problema no atendimento básico ambulatorial e preventivo na região. Na reunião, requerida pelo deputado Ricardo Duarte (PT), também serão discutidas a relação com o Sistema Único de Saúde (SUS) e a importância do controle social sobre o SUS. A audiência pública está marcada para as 9h30, na Câmara Municipal, à rua 20, nº 740 - Centro.

O deputado Ricardo Duarte, que é presidente da comissão, esclarece que a audiência pública foi solicitada para debater e procurar soluções para os pequenos hospitais no Brasil, em particular os de Minas Gerais, que não estão conseguindo atender à população local. "As pequenas prefeituras pegam os doentes mais graves e levam para cidades maiores, sobrecarregando o atendimento nos hospitais". Segundo o deputado, o que se paga pelas cotas de internação nos hospitais (AIH) é muito pouco e os hospitais não conseguem cumprir exigências básicas como lavanderia, centro cirúrgico e farmácia. "Fica um jogo. Os hospitais fingindo que estão atendendo e o Estado fingindo que está pagando", critica.

O objetivo da audiência pública, de acordo com o deputado, é buscar outras formas de financiamento para os pequenos hospitais. Para o debate na Comissão de Saúde foram convidados representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde, prefeitos, secretários municipais e vereadores da região, conselheiros de saúde, e diretores de hospitais locais.

Presenças - Já confirmaram presença na reunião as seguintes autoridades: o representante do secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana; a representante do Ministério da Saúde, Lúcia Paiva; o prefeito de Santa Vitória, Adauto José Fonseca de Lima, representando a Associação dos Municípios do Vale do Alto Paranaíba (Amvap); o representante dos vereadores da região, Homero Tadeu Fontoura; o reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Arquimedes Diógenes Filoni; o coordenador geral do Conselho Municipal de Saúde de Araguari, Ernane de Meira; e o deputado federal Gilmar Machado (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715