Universitários de Viçosa visitam Assembléia de Minas

"Muitas pessoas não sabem que a Casa Legislativa é aberta ao público, o que acaba por dificultar o relacionamento da ...

03/09/2003 - 17:40
 

Universitários de Viçosa visitam Assembléia de Minas

"Muitas pessoas não sabem que a Casa Legislativa é aberta ao público, o que acaba por dificultar o relacionamento da sociedade com o Poder", afirma a estudante universitária Lidiane Dias Pavão. Ela, como outros oito alunos do curso de Secretariado Executivo Trilingüe da Universidade Federal de Viçosa visitaram, nesta quarta-feira (3/9/2003), a Assembléia de Minas. A visita foi realizada por meio da ação Jornada Universitária, do Programa Educação para a Cidadania, da Escola do Legislativo. Lidiane Dias Pavão conta que ter aprendido um pouco mais sobre o funcionamento do Legislativo e o papel dos deputados, permitiu que ela se conscientizasse sobre a importância da participação política da sociedade. "Muitas vezes, não exercemos plenamente a cidadania, e até ignoramos o papel de cidadão, por falta de informação", declara.

Na parte da manhã, os estudantes assistiram à reunião da Comissão de Direitos Humanos, e, em seguida, foram recebidos pelo presidente da Assembléia, deputado Mauri Torres (PSDB), no Salão Nobre. Durante o encontro, Mauri Torres ressaltou a importância do acompanhamento dos trabalhos do Poder Legislativo pela sociedade. À tarde, os universitários acompanharam as atividades parlamentares, visitando o gabinete de alguns deputados.

Influência - Sobre a contribuição para o curso superior, a estudante Mariana Flores Paz acredita que a visita orientada irá servir como uma ação complementar à sua formação acadêmica, já que possibilitou também a oportunidade de conhecer, na prática, o dia-a-dia de uma assessoria parlamentar, como controle de agenda e o planejamento de atividades. A aluna que conversou ainda com servidores do Cerimonial, conta que obteve informações de como se faz recepção de delegações estrangeiras e de como funciona o cerimonial de um órgão público.

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715