TV Assembléia entrevista Frei Beto, no programa Memória e Poder

Frei Beto, um dos intelectuais brasileiros mais respeitados no exterior, reconhecido por sua luta pela justiça social...

28/08/2003 - 15:46
 
 

TV Assembléia entrevista Frei Beto, no programa Memória e Poder

Frei Beto, um dos intelectuais brasileiros mais respeitados no exterior, reconhecido por sua luta pela justiça social, é o entrevistado desta quinta-feira (29/8/2003), às 21 horas, no programa Memória & Poder, da TV Assembléia. Haverá reprises da entrevista no sábado (30), às 20 horas; no domingo (31), às 15h30; e na segunda-feira, às 23 horas. O depoimento inédito e exclusivo de Frei Betto ao programa faz parte da série de entrevistas com religosos ligados à Teologia da Libertação, entre eles Leonardo Boof, João Batista Libânio e Ignácio Hernandez.

Pela primeira vez, ele concede o mais completo depoimento de vida a uma emissora de televisão. Ele fala do começo de sua militância em Belo Horizonte na Juventude Estudantil Católica (JEC), da descoberta de sua vocação religiosa junto à Ordem dos Dominicanos, em 1965, e da experiência como militante da Aliança Libertadora Nacional (ALN) , dirigida por Carlos Marighela.

Em seu depoimento à TV Assembléia, Frei Betto também fala do trabalho à frente das Comunidades Eclesiais de Base (CEB´s) da Igreja Católica no Brasil e na Nicarágua. Outro momento marcante da entrevista é a experiência à frente da pastoral operária de São Bernardo do Campo e Diadema, no ABC Paulista, que foi palco do novo sindicalismo brasileiro. Atualmente, Frei Betto é consultor do MST e assessor especial do presidente Lula responsável pelo Programa Fome Zero.

Memória viva da sociedade - O programa Memória & Poder está no ar há quatro anos e já colheu sessenta e quatro depoimentos. O objetivo é constituir um acervo documental em vídeo a partir da memória viva da sociedade. Através de depoimentos de vida, estabelece a relação entre a trajetória de vida do entrevistado e a história, com ênfase nas estruturas de poder.

A cada quinze dias, uma entrevista inédita é exibida. Várias personalidades já passaram pelas lentes do Memória & Poder, entre elas Aureliano Chaves, Jarbas Passarinho, Hindemburgo Diniz, Dimas Perrin, Oscar Dias Correa, Zé Maria Rabelo, Carlos Heitor Cony, Mino Carta, Dídimo Paiva, Ancelmo Goes, Guy de Almeida, Elvécio Guimarães, Jota Dangelo, Yara Tupynambá, Álvaro Apocalypse, Nani, Dom Luciano Mendes, João Batista Libânio e Leonardo Boff.

A TV Assembléia é sintonizada no canal 11 da tv a cabo.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715