Assembléia faz parceria com universidades para educação para cidadania

Com a presença do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Mauri Torres (PSDB), e representantes de diversas in...

26/08/2003 - 19:47
 

Assembléia faz parceria com universidades para educação para cidadania

Com a presença do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Mauri Torres (PSDB), e representantes de diversas instituições mineiras de ensino superior, a Escola do Legislativo lança, nesta quinta-feira (28/8/2003), às 10h30, no Salão Nobre, o "Conexão Assembléia". O programa vai possibilitar parcerias entre a Assembléia de Minas e universidades mineiras em ações de educação para a cidadania.

Os objetivos do Conexão Assembléia são contribuir para a melhor compreensão sobre a organização do Estado e a atuação dos agentes públicos, o papel do Poder Legislativo e as várias dimensões da participação política numa sociedade democrática. Com palestras, cursos, seminários, oficinas e parcerias em projetos de pesquisa, o programa pretende desenvolver junto à comunidade estudantil uma consciência crítica que incentive a participação política dos jovens e influencie positivamente na consolidação da democracia brasileira. O enfoque das atividades será sempre suprapartidário.

Pesquisa sobre regiões metropolitanas

A primeira parceria do programa Conexão Assembléia, firmada com o Unicentro Izabela Hendrix, vai permitir a realização do Programa de Pesquisa e Extensão em Região Metropolitana, que tem início no dia 6 de setembro. Nessa primeira parceria, os participantes poderão desenvolver projetos de pesquisa sobre o tema Região Metropolitana. Eles passarão por uma etapa de capacitação, com aulas ministradas por servidores da Assembléia, especialistas e professores cedidos pela instituição parceira. Após essa etapa, poderão desenvolver seus projetos de pesquisa, sob a orientação dos professores do Unicentro.

Outro parceiro do Conexão Assembléia é a PUC-Minas, que vai coordenar a realização de uma oficina sobre o direito à participação política, conforme está previsto na Declaração Universal dos Direitos do Homem. A oficina, que acontece entre os dias 22 e 26 de setembro, será composta de palestras, debates e visitas à Comissão de Direitos Humanos da Assembléia. O Conexão Assembléia é voltado para profissionais graduados em qualquer área e estudantes da graduação de qualquer instituição, não só da universidade parceira. As inscrições são gratuitas e os interessados em participar do programa passarão por um processo de seleção. Mais informações podem ser obtidas na Escola do Legislativo (fone: 3290-7910) ou pelo site www.almg.gov.br.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715