Audiência Pública irá debater Estações de Rádio-Base

O licenciamento de Estação de Rádio-Base poderá ser discutido em audiência pública conjunta das Comissões de Turismo,...

20/08/2003 - 16:58
 

Audiência Pública irá debater Estações de Rádio-Base

O licenciamento de Estação de Rádio-Base poderá ser discutido em audiência pública conjunta das Comissões de Turismo, Indústria e Comércio e de Saúde. É o que dispõe requerimento do deputado Biel Rocha (PT), aprovado em reunião da Comissão de Turismo nesta quarta-feira (20/8/2003). As normas para o licenciamento desse tipo de estação são propostas pelo Projeto de Lei (PL) 158/2003, do deputado Rogério Correia (PT), em tramitação na Assembléia Legislativa.

Para Biel Rocha, a discussão sobre o tema é importante porque o assunto, até o momento, ainda não recebeu a atenção adequada das autoridades estaduais e da própria sociedade civil. De acordo com ele, aspectos como o impacto socioambiental do funcionamento das Estações de Rádio-Base, principalmente no que se refere ao dano causado pelos campos eletromagnéticos e ao impacto visual, precisam ser analisados. O deputado afirma que a possibilidade de risco ao meio ambiente e à vida de pessoas que residem no raio de ação das ondas eletromagnéticas emitidas pelas estações já foi apontada por estudos técnicos.

O requerimento solicita que sejam convidados para a audiência pública as seguintes autoridades: o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho; o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Ilmar Bastos Santos; secretário de Estado da Saúde, Marcus Vinícius Caetano Pestana da Silva; representantes da Universidade Federal de Juiz de Fora e da Universidade Federal de Minas Gerais, respectivamente, professor e membro do Departamento de Física, José Paulo Furtado, e professora e integrante do Departamento de Física, Adilza Dode; e a líder comunitária do bairro Sagrada Família, Suely Veiga.

Também foi aprovado requerimento do deputado Arlen Santiago (PTB), no sentido de que um ofício seja enviado ao governador Aécio Neves para que seja feito asfaltamento imediato do acesso ao balneário Bico da Pedra.

Plano de Turismo - Ainda durante a reunião da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio, o presidente da comissão, deputado José Henrique (PMDB), fez uma avaliação positiva da reunião realizada na cidade de Mamonas, no último dia 15. Ele informou que a comissão recebeu um plano de turismo para a Serra Geral, elaborado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Integrado da Microregião da Serra Geral de Minas. O deputado colocou o conteúdo do projeto à disposição dos membros da comissão e comunicou que enviaria uma cópia para a consultoria da Casa e para o secretário de Estado de Turismo, Aracely de Paula, a fim de que o plano seja incluído no programa de turismo do governo estadual.

Presenças - Participaram da reunião os deputados José Henrique (PMDB) - presidente da comissão, Elmiro Nascimento (PFL) - vice-presidente, Biel Rocha (PT), Leonídeo Bouças (PTB) e Paulo César (PFL).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715