Programa de pesquisa em Região Metropolitana será lançado hoje

"Perspectivas para as Regiões Metropolitanas" é o tema da palestra que o professor Edésio Fernandes, diretor de Assun...

18/08/2003 - 15:43
 

Programa de pesquisa em Região Metropolitana será lançado hoje

"Perspectivas para as Regiões Metropolitanas" é o tema da palestra que o professor Edésio Fernandes, diretor de Assuntos Fundiários da Secretaria Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades, faz hoje, às 19h30, no auditório da Escola do Legislativo da Assembléia de Minas. O evento, aberto ao público, inaugura a série de atividades que compõem o Programa de Pesquisa e Extensão em Região Metropolitana, primeira iniciativa do projeto Conexão Assembléia, da Escola do Legislativo, e que será realizado em parceria com o Unicentro Izabela Hendrix.

O Conexão Assembléia, que será lançado no final deste mês, prevê parcerias da Escola do Legislativo com as instituições de ensino superior de Minas Gerais em projetos e ações de educação para a cidadania, com o objetivo de contribuir para a melhor compreensão sobre a organização do Estado e a atuação dos agentes públicos (agentes políticos e servidores públicos). Também serão abordados o papel e a atuação do Poder Legislativo e as várias dimensões da participação política numa sociedade democrática.

Nessa primeira parceria, os estudantes de ensino superior e profissionais graduados que tenham interesse em desenvolver projetos de pesquisa sobre o tema Região Metropolitana poderão se inscrever na secretaria do campus do Unicentro Izabela Hendrix, no período de 18 a 30 de agosto. Serão oferecidas 60 vagas e os inscritos poderão participar das atividades do Programa de Pesquisa e Extensão em Região Metropolitana, que prevê uma etapa de capacitação introdutória (setembro/outubro) e uma etapa para a elaboração e desenvolvimento de projetos (outubro/2003 a julho/2004). Mais informações podem ser obtidas na Escola do Legislativo (telefone 3290-7910).

Currículo - Edésio Fernandes é advogado, planejador urbano e pesquisador há dez anos radicado na Inglaterra, onde fez mestrado e doutorado pela Universidade de Warwick. Atualmente é pesquisador da Universidade de Londres, onde trabalha com planejamento e legislação urbana e ambiental em países em desenvolvimento. Trabalhou no Plambel (Planejamento da Região Metropolitana de Belo Horizonte) na Assembléia Constituinte mineira. Escreveu diversos livros sobre direito urbanístico, entre eles "Cidade, memória e legislação", "A lei e a ilegalidade no espaço urbano" e "Direito urbanístico e política urbana no Brasil".



 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715