Comissão debate acidentes ambientais com agrotóxicos

A Comissão Especial dos Acidentes Ambientais da Assembléia Legislativa reúne-se nesta terça-feira (12/8/2003), às 14h...

11/08/2003 - 17:13
 

Comissão debate acidentes ambientais com agrotóxicos

A Comissão Especial dos Acidentes Ambientais da Assembléia Legislativa reúne-se nesta terça-feira (12/8/2003), às 14h30, no Plenarinho IV, para debater a ocorrência de acidentes advindos do uso de agrotóxicos. Foram convidados a participar dos debates as seguintes autoridades e especialistas: presidente da Emater, José Silva Soares; diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto; presidente da Federação da Agricultura (Faemg), Gilman Viana Rodrigues; presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaemg); a diretora do Centro Regional de Minas Gerais (Fundacentro), Marta de Freitas; e o presidente da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Cristiano Walter Simon.

A Comissão Especial foi criada em maio deste ano, a requerimento do deputado Leonardo Moreira (PL) e da deputada Maria José Haueisen (PT) para, no prazo de 60 dias, proceder a estudos sobre a atuação dos órgãos ambientais na prevenção de acidentes e nas atividades de risco, bem como para avaliar o sistema ambiental e propor medidas para sua melhoria.

A primeira reunião da Comissão aconteceu no dia 20 de maio, quando a deputada Maria José Haueisen foi eleita presidente, o deputado Leonardo Quintão (PMDB) como vice, e o deputado Leonardo Moreira, designado relator dos trabalhos. Também fazem parte da comissão, como membros efetivos, os deputados Doutor Ronaldo (PDT) e Fábio Avelar (PTB).

Até agora, a comissão já realizou cinco reuniões com a presença de convidados. No dia 10 de junho, foi discutida a situação das barragens de rejeitos de indústrias do setor minerário; em 17 de junho, foi abordado o problema das barragens de rejeitos de indústrias com resíduos poluentes; no dia 24 de junho, foi analisada a situação das barragens de usinas hidrelétricas em Minas Gerais; em 1º de julho, o tema foi a situação das barragens de usos múltiplos das águas; e, no último dia 5 de agosto, os deputados debateram os acidentes ambientais no transporte de cargas perigosas.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715