Livro de Geraldo Santanna tem documento histórico inédito

Um documento assinado pelos antigos PSD e PR selando uma aliança entre os dois partidos para a eleição de Juscelino K...

11/08/2003 - 17:54
 

Livro de Geraldo Santanna tem documento histórico inédito

Um documento assinado pelos antigos PSD e PR selando uma aliança entre os dois partidos para a eleição de Juscelino Kubitschek à presidência do País, inédito, é uma das preciosidades do livro "O Caminho de Volta ou a Travessia do Deserto", que o ex-deputado Geraldo Santanna lança nesta terça-feira (12/8/2003), às 20 horas, no Salão Nobre da Assembléia Legislativa. O livro de memórias vem recheado de casos da política mineira, permeado por muitos casos de governadores, desde Milton Campos, até Itamar Franco.

Nascido em Salinas, cidade do Norte de Minas, o ex-deputado começou sua vida pública como vereador de sua cidade, em 1951. Em 1956 ocupou o cargo de chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Viação e Obras Públicas, e em 1959 assume o cargo de prefeito de Salinas. Com o governo Magalhães Pinto, em 1963, ocupa o cargo de oficial de gabinete, ampliando sua trajetória na política mineira, marcada por cargos no primeiro escalão de diversos governos. Em 1966 foi eleito para seu primeiro mandato de deputado estadual. De 1989 a 1990 foi secretário de Assuntos Municipais do governador Newton Cardoso, tendo sido eleito deputado novamente em 1990, mandato exercido até 1995. Em 2000 foi eleito prefeito de Salinas, cargo que deixou em janeiro deste ano, devido a um acordo com o também ex-prefeito Péricles Ferreira.

O livro mostra que o exercício da política é um caminho que começa meio sem o consentimento do envolvido, até tornar-se um "caminho sem volta". "Mas eu mostro que é possível esta volta, contornando o deserto", afirma Geraldo Santanna. Entre o material selecionado para o livro, ele disse ter muita coisa sobre "as tiradas" de Milton Campos, sobre o "folclore" a respeito de Hélio Garcia, "tudo de uma forma muito respeitosa".

O livro tem apresentação de importantes nomes da política mineira, como Oscar Dias Corrêa, Rondon Pacheco, José Pedro Rodrigues de Oliveira e Murilo Badaró. A primeira edição, feita pela Editora Rona, terá mil exemplares, com farto material histórico e fotográfico.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715