Memória & Poder entrevista Mamélia Dornelles
A atriz, diretora e figurinista Mamélia Dornelles, um dos grandes nomes do teatro mineiro, é a entrevistada do programa Memória & Poder desta quinta-feira (7/8/2003), às 21 horas, na TV Assembléia. Na década de 1950, Mamélia foi uma das responsáveis pela introdução do teatro de vanguarda em Belo Horizonte, encenando e produzindo peças de Samuel Beckett, Ionesco e Garcia Lorca.
Juntamente com o marido, Jota Dangelo, além de Carlos Kroeber, João Marschner, Neuza Rocha e outros, fundou o Teatro Experimental - um dos mais importantes grupos de teatro da Capital e que fazia resistência ao regime militar. Já na década de 1990, fundou a Casa de Cultura Oswaldo França Junior, que promoveu o encontro de grandes nomes da cultura mineira.
Em seu depoimento, Mamélia também revela detalhes sobre o suicídio de Getúlio Vargas, que era primo de seu pai, Mozart Dornelles.
Programa Memória & Poder
O programa Memória & Poder, no ar há quatro anos, é uma realização da TV Assembléia. Já com 62 depoimentos colhidos, o programa pretende constituir um acervo documental em vídeo a partir da memória viva da sociedade. Através de depoimentos, estabelece a relação entre a trajetória de vida do entrevistado e a história, com ênfase nas estruturas de poder.
A cada quinze dias, uma entrevista inédita é exibida. Várias personalidades já passaram pelas lentes do Memória & Poder, entre elas Aureliano Chaves, Jarbas Passarinho, Hindemburgo Diniz, Dimas Perrin, Oscar Dias Correa, Zé Maria Rabelo, Carlos Heitor Cony, Mino Carta, Dídimo Paiva, Ancelmo Goes, Guy de Almeida, Elvécio Guimarães, Jota Dangelo, Yara Tupynambá, Álvaro Apocalypse, Nani e Leonardo Boff.
O programa Memória & Poder com a entrevista de Mamélia Dornelles será reprisado sábado (9/8), às 20 horas, domingo (10), às 15:30 horas e segunda-feira (11), às 23 horas.
A TV Assembléia transmite para todo o Estado de Minas Gerais, via satélite. Também está presente em 21 municípios pelo sistema a cabo e em 161 cidades com transmissão em VHF ou UHF. Em Belo Horizonte, a TV Assembléia é sintonizada no canal 11 da TV a cabo.
|