Lançamentos comemoram 111 anos da biblioteca

Os 111 anos da Biblioteca Deputado Camilo Prates foram comemorados nesta sexta-feira (27/6/2003), no Auditório da Ass...

27/06/2003 - 16:41
 

Lançamentos comemoram 111 anos da biblioteca

Os 111 anos da Biblioteca Deputado Camilo Prates foram comemorados nesta sexta-feira (27/6/2003), no Auditório da Assembléia. Os deputados Fábio Avelar (PTB) e José Henrique (PMDB) participaram do evento, ao lado de servidores da Casa e de outros órgãos do Estado. Em nome do presidente Mauri Torres, o deputado Fábio Avelar ressaltou a importância da biblioteca como centro de informação e pesquisa, atendendo a parlamentares e servidores.

Durante o evento, o consultor Antônio Calhau fez uma palestra com o tema "A biblioteca na ótica de um usuário", destacando a importância do acervo como subsídio técnico para a assessoria da Casa. Na mesma solenidade, foram lançados o Manual para Normalização de Publicações e o Thesaurus da Assembléia de Minas, além do Corredor Cultural da Escola do Legislativo. O evento também marcou a inserção do Banco de Conhecimento no site da Alemg.

Lançamentos - O Manual para Normalização de Publicações traz normas para padronizar formatação de texto, divisão lógica, estruturação em seções ou capítulos e elementos como notas, ilustrações, citações e referências. Já o Thesaurus contém 12.610 termos específicos de controle da linguagem para indexação de normas jurídicas e proposições legislativas.

O Banco de Conhecimento, parceria entre a Escola do Legislativo e diversas gerências da Casa, disponibiliza informações técnicas, pareceres, estudos temáticos, teses, dissertações e monografias publicados pelos servidores da Assembléia. Ele pode ser acessado no menu principal do site da Assembléia (www.almg.gov.br), na opção Escola do Legislativo/Banco de Conhecimento.

O Corredor Cultural da Escola do Legislativo é um espaço para exposição de documentos e obras históricas. Na mostra aberta durante a solenidade, podem ser vistos anais de reunião do século XIX, fotografias e a ata da reunião de aprovação do Projeto 20/1892, que cria a Biblioteca da Assembléia.

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715