Corinto é a mais nova cidade a receber o sinal da TV Assembléia

O município de Corinto é a mais nova cidade a receber o sinal da TV Assembléia. A solenidade de inauguração oficial d...

23/06/2003 - 18:24
 

Corinto é a mais nova cidade a receber o sinal da TV Assembléia

O município de Corinto é a mais nova cidade a receber o sinal da TV Assembléia. A solenidade de inauguração oficial da emissora foi realizada nesta sexta-feira (20/6/2003), no Corinto Clube Campestre/Trevo Pirapora. Os deputados Doutor Viana (PFL), representando o presidente da Assembléia, deputado Mauri Torres (PSDB), e Célio Moreira (PL) participaram do evento, que foi acompanhado por cerca de 200 pessoas. Na solenidade, o deputado Doutor Viana, que solicitou a inauguração do sinal, ressaltou que a inauguração do sinal da TV contribui para o desenvolvimento de Corinto. A transmissão da TV Assembléia em Corinto está sendo feita pelo Canal 46 UHF.

Segundo Célio Moreira, que lembrou que a instalação foi reivindicada pelos próprios moradores, é relevante que a TV Assembléia chegue a todos os municípios do Estado para que os mineiros possam acompanhar o trabalho legislativo. "A presença da TV Assembléia em Corinto não valoriza apenas o acompanhamento do trabalho parlamentar, mas tem importância também pelo seu caráter de politização", completou. Também participaram da solenidade o prefeito de Corinto, Afonso Victor Vianna de Andrade, e o presidente da Câmara Municipal da cidade, vereador Luiz Carlos de Figueiredo Freitas.

TV Assembléia - Utilizando os benefícios da lei que regulamenta a TV a cabo, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais foi a primeira Casa legislativa do País a colocar em operação o seu canal de TV, em 30 de novembro de 1995. Atualmente, 22 cidades recebem o sinal da tevê pelo sistema a cabo; e 150 recebem a programação em sinal aberto.

Criada para facilitar o acompanhamento dos trabalhos da Assembléia Legislativa pelos cidadãos, a TV Assembléia é um instrumento de transparência e espaço aberto para o debate dos grandes problemas do Estado. A TV é, também, um canal de participação, de prestação de serviços e de educação para a cidadania. A partir de 1998, a emissora passou a operar uma banda do satélite Brasilsat B3, o que permitiu a expansão de seu sinal. Isso possibilitou a chegada de suas imagens a outras cidades que operam sistema a cabo e vai permitir a expansão para todas as demais cidades mineiras, através de sinal aberto, em retransmissoras VHF e UHF.

Transmissão - Atualmente, a transmissão da TV é feita durante 18,5 horas diárias, de 7h30 a 2h30, nos dias úteis, e de 12h a 0h, aos sábados, domingos e feriados. A programação básica consta de transmissões ao vivo e gravação, na íntegra, das reuniões do Plenário e das Comissões, dos Ciclos de Debate, Fóruns Técnicos, Seminários Legislativos, além dos cursos e ciclos de palestras promovidos pela Escola do Legislativo. Também são produzidos programas jornalísticos e debates em estúdio. O programa jornalístico "Repórter Assembléia" é o carro-chefe da programação, mostrando tudo o que acontece na Assembléia e os principais fatos políticos do Estado.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715