Deputados pedem ao Ibama relatório sobre acidente ambiental

Em reunião realizada nesta terça-feira (10/06/2003), a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial aprovou um ...

10/06/2003 - 16:58
 

Deputados pedem ao Ibama relatório sobre acidente ambiental

Em reunião realizada nesta terça-feira (10/06/2003), a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial aprovou um requerimento do deputado Padre João (PT), solicitando ao Ibama o envio de uma cópia do relatório sobre o acidente ambiental na barragem da Empresa Cataguases de Papel, que atingiu as bacias dos rios Pomba e Paraíba do Sul. Foram aprovados ainda outros três requerimentos solicitando a realização de audiências públicas.

O deputado Padre João solicitou a realização de audiência pública para discutir a situação das Escolas Famílias Agrícolas em Minas Gerais. Serão convidados a secretária de Estado da Educação, Vanessa Guimarães, a presidente da Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas (Amefa), Evina Teixeira da Cruz, o coordenador pedagógico da entidade, João Batista Begnami, e o diretor técnico da Emater, Argileu Martins.

Outra audiência solicitada pelo deputado pede o debate sobre as alternativas de produção agrícola dos pequenos produtores rurais de Piranga, em substituição ao carvão vegetal, que vem provocando impactos ambientais em toda a região. Os convidados serão os prefeitos municipais dos municípios de Piranga, Senhora de Oliveira, Rio Espera, Lamim, Itaverava, e Catas Altas da Noruega, além de representantes da Emater, da Polícia Florestal, do Instituto Estadual de Florestas, dos sindicatos dos trabalhadores rurais das cidades e da Promotoria das comarcas de Piranga e Conselheiro Lafaiete.

O deputado Doutor Viana (PFL) também pediu a realização de audiência pública para discutir a possibilidade de implementação de um projeto de desenvolvimento dos municípios que pertencem ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Integrado da Microregião da Serra Geral de Minas. Serão convidados, entre outros, a secretária extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Elbe Brandão, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Wilson Brumer, e o presidente do BDMG, Romeu Scarioli.

Foram aprovados ainda pela Comissão dois projetos de lei que declaram de utilidade pública o Movimento Pró-Escola Família Agrícola no Vale do Jequitinhonha e a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Córrego do Rodo, em Nova Belém.

Presenças- Participaram da reunião os deputados Doutor Viana (PFL) - presidente; Padre João (PT) e Gilberto Abramo (PMDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715