Comissão quer parceria entre Alemg e Frente Parlamentar de Saúde

O deputado federal Rafael Guerra (PSDB) será convidado a apresentar informações a Comissão de Saúde da Assembléia de ...

22/05/2003 - 18:22
 

Comissão quer parceria entre Alemg e Frente Parlamentar de Saúde

O deputado federal Rafael Guerra (PSDB) será convidado a apresentar informações a Comissão de Saúde da Assembléia de Minas sobre a Frente Parlamentar de Saúde da Câmara dos Deputados. É o que propõe o requerimento do deputado Fahim Sawan (PSDB), aprovado pela comissão na reunião desta quinta-feira (22/5/2003). O deputado sugere ainda que seja feita uma proposta de parceria da Assembléia com a Frente para que ocorram investimentos federais na saúde do Estado. O deputado Neider Moreira (PPS) parabenizou a iniciativa de Fahim Sawan tendo em vista a importância da Frente Parlamentar na recomposição das políticas de saúde do país e a representatividade de seus integrantes, que somam 17 senadores e quase duzentos deputados federais.

A comissão aprovou também requerimento, do deputado Leonardo Quintão (PMDB), que solicita a realização de audiência pública para analisar a questão da hemodiálise e doação de rins em Minas Gerais com a participação de cidadãos, órgãos e entidades públicas e civis. O deputado especifica, em seu requerimento, algumas matérias para serem discutidas, como a operacionalização de transporte dos pacientes pela Fhemig, o atendimento a todos os pacientes no Estado em contrapartida com o insuficiente número de clínicas, a melhoria na distribuição de medicamentos, e o funcionamento do "MG Transplantes".

Violência em postos de saúde

A Comissão de Saúde aprovou ainda requerimento do deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), que pede reunião conjunta com a Comissão de Direitos Humanos para discutir a violência nos postos de saúde de Belo Horizonte. Serão convidados o presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, Edilson Correia de Moura; o secretário de Estado de Saúde, Marcus Vinícius Caetano; o secretário Municipal de Saúde, Helvécio Miranda Magalhães; o secretário de Estado de Segurança Social, Lúcio Urbano Silva; e o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Nedens Ulisses Freire Vieira.

Betim - As más condições da saúde no município de Betim serão tema de audiência pública da Comissão de Saúde. O requerimento é da deputada Maria Tereza Lara (PT), que justifica o pedido atestando a precariedade do atendimento nos postos e hospitais da cidade e a falta de material de trabalho e medicamentos. Para discutir o assunto serão convidados o diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Betim, Iguarapé e Esmeraldas, Getúlio Ferreira de Moraes; um representante do Sind Saúde de Betim, Gilson Ferreira; o secretário municipal de Saúde de Betim, Flávio Moreira Matos; e o diretor do Hospital Regional de Contagem.

Itaúna - O deputado Neider Moreira (PPS) apresentou dois requerimentos que foram aprovados pela comissão. Um deles pede que seja enviado um ofício à presidência da Fundação Hemominas, solicitando a instalação de uma unidade de coleta de sangue no município de Itaúna. Segundo o deputado, o Hospital Manoel Gonçalves possui condições de recebê-la, junto à sua unidade transfusional, o que irá facilitar o acesso das pessoas da região que, normalmente, recorrem à unidades distantes. O outro requerimento solicita o envio de ofício à Secretaria de Estado de Saúde, pedindo o credenciamento do CTI do Hospital Manoel Gonçalves, situado em Itaúna, que já está montado e instalado.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Ricardo Duarte (PT), presidente; Doutor Viana (PFL); Neider Moreira (PPS); e João Bittar (PL).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715