Comissões especiais sobre PECs elegem presidentes

Cinco Comissões Especiais formadas para analisar Propostas de Emenda à Constituição (PECs), todas de autoria do deput...

07/05/2003 - 17:56
 

Comissões especiais sobre PECs elegem presidentes

Cinco Comissões Especiais formadas para analisar Propostas de Emenda à Constituição (PECs), todas de autoria do deputado Adelmo Carneiro Leão (PT) e outros, escolheram nesta quarta-feira (7/5/2003) seus presidentes e vices, além de terem seus relatores designados. A Comissão Especial da PEC 37/2003 elegeu o deputado Sidinho do Ferrotaco (PL) para presidente. O deputado Chico Simões (PT) foi eleito vice-presidente e designado relator. A proposta estabelece que o cidadão terá acesso à prestação de contas do governador; fixa prazo para o Tribunal de Contas responder a consultas e proferir decisões referentes a denúncias e determina a divulgação das decisões na imprensa oficial e internet. Participaram da reunião os deputados Chico Simões (PT), Fábio Avelar (PTB) e Sidinho do Ferrotaco (PL).

Tribunal de Contas - A Comissão Especial criada para analisar a PEC 38/2003 elegeu os deputados Chico Simões para presidente e Sidinho do Ferrotaco para vice. Este último também foi designado relator. A PEC foi proposta para conhecer e reformular o Tribunal de Contas do Estado quanto a sua organização interna, seus procedimentos fiscalizatórios e outras atribuições constitucionais inerentes a sua função. A proposta é baseada nas normas contidas no Artigo 74 da Constituição do Estado, que atribuem à Assembléia Legislativa o exercício, pelo controle externo, da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado e das entidades das administração indireta. Compareceram os deputados Ermano Batista (PSDB), Chico Simões e Sidinho do Ferrotaco.

Funcionalismo - O deputado Fábio Avelar (PTB) foi eleito presidente da Comissão Especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição 33/2003. A deputada Jô Moraes (PCdoB) foi eleita vice-presidente e o deputado Doutor Ronaldo (PDT) foi designado relator. A proposta garante ao servidor público estadual o desenvolvimento contínuo em sua carreira desde que ele esteja no exercício de suas funções. Participaram da reunião os deputados Doutor Ronaldo, Fábio Avelar, Jô Moraes e Adalclever Lopes (PMDB).

Data-base - A Comissão Especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 34/2003 elegeu a deputada Jô Moraes para presidente, o deputado Fábio Avelar para vice e o deputado Adalclever Lopes foi designado relator. A PEC fixa o dia 1º de janeiro como data-base para o reajuste geral anual do funcionalismo público do Estado, além de estabelecer que esse reajuste deverá ser compatível com a inflação mensurada no exercício financeiro imediatamente anterior. Estiveram presentes os deputados Adalclever Lopes, Fábio Avelar, Doutor Ronaldo e Jô Moraes.

Conselheiro - A Comissão Especial que analisa a PEC 36/2003 elegeu o deputado Mauro lobo (PSB) para presidente, o deputado Leonídio Bouças (PTB) para vice e o deputado Rogério Correia (PT) foi designado relator. A PEC dispõe sobre os critérios de nomeação para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, considera a necessidade de se profissionalizar a Corte de Contas mineira quanto ao conhecimento técnico-profissional dos Conselheiros desse órgão, para agirem segundo os princípios da impessoalidade, moralidade e razoabilidade, indispensáveis à atividade pública. Registraram presença os deputados Mauro Lobo (PSB), Leonídio Bouças (PTB) e Rogério Correia (PT).

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715