Comissão define programação de seminário sobre reforma tributária

A Assembléia Legislativa de Minas realiza, de 16 a 18 de junho, o seminário legislativo "A Reforma Tributária". A com...

06/05/2003 - 21:19
 

Comissão define programação de seminário sobre reforma tributária

A Assembléia Legislativa de Minas realiza, de 16 a 18 de junho, o seminário legislativo "A Reforma Tributária". A comissão organizadora do evento definiu, nesta terça-feira (6/5/2003), os temas que serão abordados nos três dias e também a maioria dos palestrantes e debatedores. O documento final do seminário vai ser entregue ao deputado federal Virgílio Guimarães (PT/MG), relator da Comissão Especial da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados, e também a outros representantes dos Poderes Legislativo e Executivo em Brasília, conforme sugestão do deputado Adelmo Carneiro Leão (PT).

No primeiro dia do seminário (dia 16) será debatido o atual sistema tributário nacional, com abertura do presidente da Assembléia, deputado Mauri Torres (PSDB), e palestras sobre os seguintes assuntos: Princípios federativos - legislação federalizada dos tributos (exposição da professora da Faculdade de Direito da UFMG, Mizabel Derzi); Desoneração do processo de produção, exportação e investimentos (representante da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais); Capacidade contributiva (Paulo Nogueira Batista, da Fundação Getúlio Vargas); e Tributação indireta (Ricardo Varsano, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). O presidente da Comissão Especial sobre o Sistema Tributário Nacional, deputado federal Mussa Demes (PFL/PI), e o chefe de gabinete da Procuradoria Geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, também participarão como palestrantes.

No dia 17 o tema será a proposta do governo federal para reformar o Sistema Tributário Nacional. O evento terá a presença do deputado Virgílio Guimarães, que vai falar sobre o projeto que está em tramitação na Câmara dos Deputados. Os debatedores serão o secretário da Fazenda do Estado de Minas Gerais, Fuad Jorge Noman Filho, o presidente do Conselho Tributário da Fiemg, Edvaldo Almada, o professor Marcos Cintra, da Fundação Getúlio Vargas, e ainda representantes da Federação do Comércio de Minas Gerais (Fcemg), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e do Fisco.

No último dia do seminário será elaborado um documento contendo as principais propostas discutidas durante a fase de debates, sintetizadas pelos grupos temáticos formados durante o evento. Na próxima sexta-feira, às 10 horas, a comissão organizadora vai se reunir para concluir a programação e a escolha dos palestrantes.

Presenças - Compareceram à reunião os deputados Chico Simões (PT), Jayro Lessa (PL) e Adelmo Carneiro Leão (PT), além de representantes de diversas entidades que estão organizando o seminário.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715