PL obriga divulgação de informações pela internet

Está pronto para ser discutido e votado pelo Plenário, em 1º turno, o Projeto de Lei (PL) 54/2003, do deputado Adelmo...

16/04/2003 - 15:44
 

PL obriga divulgação de informações pela internet

Está pronto para ser discutido e votado pelo Plenário, em 1º turno, o Projeto de Lei (PL) 54/2003, do deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), que trata da divulgação de informações, na internet, sobre as atividades da administração pública. O projeto foi analisado nesta quarta-feira (16/4/2003) pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, que aprovou parecer de 1º turno favorável à matéria. O relator, deputado Sebastião Helvécio (PDT), opinou pela aprovação do projeto na forma do substitutivo nº 2, que apresentou.

O substitutivo torna obrigatórias a comunicação dos repasses de recursos financeiros estaduais para os municípios às respectivas Câmaras Municipais e consolida a legislação existente, em especial a Lei 13.367, de 1999, e a Lei 13.496, de 2000. O parecer também opina pela rejeição do substitutivo nº 1, apresentado pela Comissão de Constituição e Justiça, e da emenda nº 1, da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, que ficarão prejudicados com a aprovação do substitutivo nº 2.

O substitutivo também obriga o Poder Executivo a divulgar, na página do Governo do Estado na internet, no prazo de cinco dias úteis contados da data de liberação dos recursos, dados sobre repasses e transferências feitos aos municípios. Obriga, ainda, os Poderes, os órgãos e as entidades da administração pública estadual a publicar e manter atualizados na internet dados sobre contratos; valor da remuneração paga aos agentes públicos ativos e inativos, discriminado por cargo, emprego ou função; entre outras informações.

Protesto indevido poderá ser punido

Também teve parecer favorável aprovado o PL 64/2003, do deputado Leonardo Moreira (PL), que institui infração administrativa para fins de aplicação do Código de Defesa do Consumidor. O relator foi o deputado Gil Pereira (PPB). Segundo o autor do projeto, o objetivo é criar mecanismos de proteção ao consumidor quando título de crédito sacado contra ele sofrer protesto indevido. O PL 64/2003 está pronto para ser incluído na pauta do Plenário para discussão em 1º turno.

Requerimento aprovado - Foi aprovado requerimento do deputado Doutor Viana (PFL) pela realização de uma reunião da Comissão para obter informações sobre as medidas tomadas pelo governo do Estado sobre as medidas tomadas pelo Governo do Estado, Ministério Público e Tribunal de Contas, de acordo com o que foi recomendado pelo relatório final da CPI do Sistema Financeiro, com diversos convidados.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Ermano Batista (PSDB), presidente; Jayro Lessa (PL), vice-presidente; Chico Simões (PT); Gil Pereira (PPB); José Henrique (PMDB); e Sebastião Helvécio (PDT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715