Deputados buscam mais dados sobre denúncias na Nelson Hungria

As denúncias de irregularidades na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, voltam à pauta da Assembléia Legislativ...

04/04/2003 - 22:58
 

Deputados buscam mais dados sobre denúncias na Nelson Hungria

As denúncias de irregularidades na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, voltam à pauta da Assembléia Legislativa de Minas Gerais nesta segunda-feira (7/4/2003). A Comissão de Segurança Pública realiza, às 15 horas, no Plenarinho IV, uma audiência pública para ouvir os depoimentos do subsecretário de Administração Penitenciária, Agílio Monteiro; o administrador da penitenciária, Alvenir José da Silva; a juíza da Vara de Execuções Penais de Contagem, Adriana Lemos Fonseca Moreira Barbosa; e o promotor da Vara de Execuções Penais de Contagem, Carlos Alberto Isoldi Filho. A reunião será realizada a requerimento do deputado Rogério Correia (PT).

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Minas Gerais, Marcos Aurélio de Paula Terrinha, prestou depoimento na última audiência pública da comissão (3/4). Ele informou que a situação na Nelson Hungria não se alterou depois das denúncias quanto à existência de privilégios dados a alguns presos, pressão sobre os funcionários, nepotismo, enriquecimento ilícito e envolvimento de diretores e funcionários nos esquemas ilegais dos detentos. O sindicalista denunciou que o novo diretor do presídio, Alvenir José da Silva, é conivente com as irregularidades e ainda que há um esquema sendo preparado para assassinar deputados integrantes da comissão, além do próprio Terrinha.

Na quarta-feira, os parlamentares que integram a Comissão de Segurança Pública e a Comissão de Direitos Humanos vão a Itaúna, a requerimento do deputado Durval Ângelo (PT), conhecer a estrutura e a atuação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), um presídio cuja administração é feita, em parte, pelos próprios detentos. A Apac é modelo nacional e internacional na recuperação de presos.

Saúde - Outra visita marcada para esta semana é a da Comissão de Saúde, que vai ao Hospital São Francisco, em Belo Horizonte na terça-feira (8), às 11 horas. O objetivo é apurar denúncias de irregularidades que podem estar colocando em risco a vida de pacientes e funcionários. O requerimento é do deputado Doutor Viana (PFL). O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Sindeess) recebeu um abaixo-assinado dos funcionários do hospital pedindo providências e procurou a Comissão de Saúde para ajudar a apurar as denúncias.

As denúncias de irregularidades envolvendo o Tribunal de Contas do Estado (TCE) serão o tema da reunião da Comissão Especial do TCE, que acontece na terça-feira, às 9 horas, no Plenarinho I. Serão ouvidos o coordenador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, Rosalvo Ribeiro Mendes; e os procuradores Marcial Vieira de Souza e Rodrigo Cançado Anaya Rojas, representantes da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público. O requerimento é do deputado Antônio Carlos Andrada (PSDB). O procurador Rosalvo Ribeiro Mendes foi convidado para esclarecer o papel do Ministério Público junto ao TCE. Já os procuradores Marcial Vieira e Rodrigo Cançado vão prestar esclarecimentos sobre denúncias relacionadas ao Tribunal de Contas, que eles estão investigando.

Jornalistas - Uma discussão sobre a regulamentação da profissão de jornalista será promovida pela Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas nesta segunda-feira (7), às 14h30, no Teatro. Foram convidados a secretária Executiva do Ministério do Trabalho, Sandra Starling; o senador Hélio Costa; e o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Aloísio Lopes. O requerimento é do presidente da comissão, deputado Gil Pereira (PPB).

A secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Norte de Minas, Elbe Brandão, é a convidada da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização para a reunião que acontece na terça-feira (8), às 14h30, no Auditório. A secretária deverá dar informações a respeito de seus projetos frente à secretaria.

A pauta desta semana de todas as comissões da Assembléia Legislativa podem ser consultadas pela internet, no endereço www.almg.gov.br/com/comissoes.asp.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715