Ministra vai explicar na Alemg planos para o meio ambiente

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, deverá comparecer à próxima reunião da Comissão de Meio Ambiente e Recurso...

27/03/2003 - 10:55
 

Ministra vai explicar na Alemg planos para o meio ambiente

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, deverá comparecer à próxima reunião da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais para prestar esclarecimentos sobre as políticas públicas implementadas pelo Ministério. A audiência pública acontece na próxima terça-feira (dia 1º), às 14 horas. O requerimento, de autoria da deputada Maria José Haueisen (PT), foi aprovado na reunião da comissão nesta quinta-feira (27/3/2003). A parlamentar informou que a ministra estará em Belo Horizonte na terça-feira para uma reunião com o secretário de Estado do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho. A vinda da ministra à capital, segundo Maria José Haueisen, é uma boa oportunidade para que a comissão possa se informar melhor sobre os planos do Ministério.

Outro requerimento aprovado é do deputado Biel Rocha (PT), no sentido de que a comissão acompanhe os levantamentos técnicos que vêm sendo realizados pelos órgãos ambientais competentes em relação à descoberta de um foco de mercúrio encontrado no ribeirão do Grama, no Município de Descoberto, na Zona da Mata. O ribeirão responde por 30% do abastecimento de água das cidades de Descoberto e São João Nepomuceno.

O foco foi encontrado há quatro meses. De acordo com o requerimento, a Copasa interrompeu a captação de água do ribeirão em dezembro do ano passado. Segundo Maria José Haueisen, aparentemente o mercúrio foi deixado por uma mineradora inglesa que atuava na região no passado. O deputado Doutor Ronaldo (PDT) aplaudiu a iniciativa e citou a gravidade da contaminação por mercúrio para os seres humanos. Ele criticou a irresponsabilidade dos ingleses, que teriam levado o ouro e deixado para trás o desespero dos moradores da região.

O deputado Fábio Avelar (PTB) questionou a forma pela qual a Comissão de Meio Ambiente faria o acompanhamento da situação. A deputada Maria José Haueisen sugeriu que o deputado Biel Rocha seja convidado para a próxima reunião ordinária da comissão, quarta-feira (dia 2), para que ele possa prestar esse esclarecimento e ainda sugerir nomes para participarem de uma audiência pública, de forma que a comissão possa se inteirar melhor da situação e definir sua atuação.

Presenças - Participaram da reunião a deputada Maria José Haueisen (PT), presidente, e os deputados Doutor Ronaldo (PDT), Fábio Avelar (PTB) e Márcio Passos (PFL).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715