Procon Assembléia comemora o Dia do Consumidor

O Procon Assembléia, da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, vai comemorar, nesta sexta-feira (14/3/2003), de 8 às...

12/03/2003 - 16:03
 

Procon Assembléia comemora o Dia do Consumidor

O Procon Assembléia, da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, vai comemorar, nesta sexta-feira (14/3/2003), de 8 às 18 horas, o "Dia Internacional do Consumidor", celebrado no dia 15 de março. Será distribuído o Manual do Consumidor nas duas unidades do Procon - na rua Curitiba, 2.002, bairro de Lourdes; e no Posto Psiu da Praça 7, Centro. Além disso será exibido, na sede de Lourdes, vídeo sobre "Direitos do Consumidor".

Segundo a presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e Contribuinte da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputada Lúcia Pacífico (PTB), o Procon trabalha para evitar que o cidadão seja manipulado e lesado nas relações comerciais. "A população tem muito a comemorar neste dia, o Procon oferece grande respaldo ao direitos do consumidor e a demanda de reclamações é muito bem atendida", disse.

Balanço - Em 2002, foram registradas 3.701 notificações pelo Procon Assembléia. Destas, cerca de 80% resultaram em solução favorável para os reclamantes. Foram feitos 55.847 atendimentos pelo telefone e e-mail e 51 pesquisas de preço. No decorrer dos processos foram realizadas 1.301 audiências de conciliação. Nos casos em que não houve acordo, os processos foram encaminhados ao Judiciário.

Em atividade há seis anos, o Procon Assembléia trabalha para divulgar os princípios e dispositivos do Código de Defesa do Consumidor, com o objetivo de intermediar os problemas entre fornecedores e consumidores na busca da solução. É um órgão subordinado à Comissão de Defesa do Consumidor e Contribuinte da Assembléia Legislativa.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715