Deputados tomam posse para a 15ª Legislatura

Os 77 deputados estaduais eleitos e diplomados para a 15ª Legislatura (2003/2007) tomaram posse na tarde deste sábado...

01/02/2003 - 18:21
 

Deputados tomam posse para a 15ª Legislatura

Os 77 deputados estaduais eleitos e diplomados para a 15ª Legislatura (2003/2007) tomaram posse na tarde deste sábado (1/2/2003), na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais. A primeira reunião preparatória foi presidida pela deputada Maria José Haueisen (PT), a mais idosa, e teve como 1º-secretário o deputado Sebastião Navarro Vieira (PFL), que leu a mensagem enviada pelo governador Aécio Neves. O 2º-secretário foi o deputado Bonifácio Mourão (PMDB). Foi a primeira vez que uma reunião preparatória foi presidida por uma mulher.

O compromisso de posse foi lido por Maria José Haueisen, a primeira a assiná-lo. Em seguida, cada parlamentar foi chamado, prestou o juramento e assinou o termo de posse. O juramento foi o seguinte: "Prometo defender e cumprir as Constituições e as leis da República e do Estado, bem como desempenhar, leal e honradamente, o mandato que me foi confiado pelo povo mineiro". Após a declaração de posse, feita pela presidente, a reunião foi interrompida para os cumprimentos, no Hall das Bandeiras.

No seu pronunciamento, antes de encerrar a reunião, a deputada Maria José Haueisen mencionou o poema "O outro Brasil que vem aí", do sociólogo Gilberto Freyre, para lembrar o novo momento da história do País. "Esta é, de fato, a inauguração de uma nova era, feita de transparência e de certeza, a certeza que devolve ao nosso povo a autoconfiança que andou abalada nos últimos tempos", disse. A deputada conclamou a Assembléia a se inserir nesta mudança de perspectiva, mostrando-se como uma garantia para a democracia, e dedicou o momento histórico ao povo do Norte mineiro, do Jequitinhonha, do Mucuri e do São Mateus.

A mesa foi composta pelo presidente da Assembléia no biênio 2001/2002, deputado Antônio Júlio (PMDB); pela deputada Maria José Haueisen (PT), que presidiu a reunião; pelos deputados Sebastião Navarro Vieira (PFL) e Agostinho Patrús (PTB); pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Gudesteu Biber Sampaio; e pelo deputado federal Edmar Moreira.

No início da reunião, os deputados do PT, Durval Ângelo e Rogério Correia, abriram em Plenário uma faixa contra a guerra dos Estados Unidos contra o Iraque. Ao longo da reunião, em frente à Assembléia Legislativa, representantes do Sind-UTE promoveram manifestação.

Deputados nomeados secretários

Tomaram posse neste sábado 36 novos deputados, além dos 41 reeleitos para a 15ª Legislatura. Cinco parlamentares vão se afastar do mandato para ocupar Secretarias de Estado e os suplentes deverão ser empossados na próxima semana. Os deputados nomeados para o secretário, com os respectivos suplentes são: Agostinho Patrús (PTB) - secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas - e Olinto Godinho (PTB); João Leite (PSB) - secretário de Desenvolvimento Social e Esportes - e Mauro Lobo (PSB); Bilac Pinto (PFL) - secretário de Ciência e Tecnologia - e Elmiro Nascimento (PFL); Marcelo Gonçalves (PDT) - secretário extraordinário para Assuntos de Reforma Agrária - e Alencar da Silveira Júnior (PDT); e Elbe Brandão (PSDB) - secretária extraordinária de Desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas - e Zé Maia (PSDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715