Galeria de Arte da Alemg abre inscrições para ocupação em 2003

Artistas e instituições que quiserem apresentar seus trabalhos na Galeria de Arte do Espaço Político-Cultural Gustavo...

08/11/2002 - 12:02
 

Galeria de Arte da Alemg abre inscrições para ocupação em 2003

Artistas e instituições que quiserem apresentar seus trabalhos na Galeria de Arte do Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em 2003, poderão se inscrever para o processo de seleção de 11 de novembro a 20 de dezembro de 2002. Os interessados deverão apresentar um requerimento à coordenação do Espaço Político-Cultural, apresentando propostas nas modalidades de pintura, desenho, objetos, esculturas, artesanato, documentos, fotografias e instalações. As inscrições deverão ser feitas em apenas uma modalidade, quer individual, quer coletiva.

As propostas devem ser encaminhadas à coordenação do Espaço Político-Cultural, em envelope fechado. Caso os interessados residam em outros municípios, poderão ser enviadas pelo correio para o seguinte endereço: Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais - Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema/Galeria de Arte - Rua Rodrigues Caldas, nº 30, Andar Térreo - Bairro Santo Agostinho - CEP: 30190-921 - Belo Horizonte - Minas Gerais - A/C de Itália Fausta de Grisolia. A data considerada será a da postagem no correio. Não serão aceitas inscrições fora do prazo. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3290-7826, (31) 3290-7827, das 14 às 18 horas, ou pelo fax (31) 3290-7811. O edital de seleção foi publicado no Diário do Legislativo do órgão oficial do Estado, o "Minas Gerais", dos dias 5 e 7 de novembro, e pode ser consultado na página da Assembléia na internet - www.almg.gov.br.

Documentos - O requerimento de inscrição deverá ser acompanhado de um portfólio dos documentos e das seguintes informações: currículo artístico (identificação, formação e exposições); fotos coloridas de, no mínimo, cinco e, no máximo, 10 produções recentes, com, no mínimo, 15 x 10 cm, fixadas em papel sulfite ou ofício, com legenda de ano de realização, técnica, dimensões reais, título e nome do artista, com crédito do fotógrafo para divulgação; duas fotos de boa qualidade, em preto e branco, dos trabalhos que se pretende expor; catálogos de exposições anteriores, se houver; críticas publicadas sobre a obra, se houver; quantidade e dimensões das obras que se pretende expor; declaração comprobatória da autoria das obras constantes na proposta; release para a imprensa, contendo informações sobre a técnica e a estética do trabalho que se propõe expor. Em caso de exposição de fotografias, as fotos para julgamento poderão ser em preto e branco.

A participação em qualquer evento deve ter um intervalo de, no mínimo, um ano. Cada mostra terá a duração de 15 dias úteis para artes plásticas e cinco para as de artesanato, que serão coletivas. Nesse caso, o requerimento de inscrição deverá conter declaração de uma entidade (associação ou cooperativa) sem fins lucrativos, que comprove serem os artesãos a ela filiados. Essa entidade será responsável pela mediação dos artesãos com o Espaço Político-Cultural da Assembléia.

Nas exposições coletivas, um dos proponentes será o representante do grupo perante a coordenação do Espaço, para todos os fins de direito. O Conselho Curador poderá selecionar propostas individuais para compor exposições coletivas, dando prioridade a artistas que não hajam exposto na galeria nos últimos dois anos, atendido o requisito de qualidade das propostas.

Para exposições didáticas, temáticas, institucionais, políticas ou científicas, o requerimento deverá, ainda, ser instruído com notícias ou informações sobre a importância da mostra no contexto da classe em que a proposta se enquadra; indicação do público específico; plano de divulgação e outros documentos ou comprovações que o candidato julgue conveniente apresentar.

Íntegra do Edital de Seleção Artística

A Secretaria da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais faz saber aos interessados que se encontram abertas, no período de 11/11/2002 a 20/12/2002, as inscrições para o programa de exposições do ano de 2003, na Galeria de Arte Gustavo Capanema do Espaço Político-Cultural da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

Os artistas e as instituições deverão inscrever-se mediante requerimento à coordenadora do Espaço Político-Cultural, para seleção de propostas nas modalidades de pintura, desenho, objetos, esculturas, artesanato, documentos, fotografias e instalações. As inscrições deverão ser feitas apenas em uma modalidade, quer individual, quer coletiva.

A participação em qualquer evento deve ter um intervalo de um ano, no mínimo.

Cada mostra terá a duração de 15 dias úteis para artes plásticas e 5 para artesanato. As mostras de artesanato serão coletivas.

O requerimento deverá estar instruído com portfólio dos documentos e as seguintes informações:

a) currículo artístico (identificação, formação e exposições);

b) fotos coloridas de, no mínimo, cinco e de, no máximo, dez produções recentes, com as dimensões de, no mínimo, 15x10 cm, fixadas em papel sulfite ou ofício, com legenda de: ano da realização, técnica, dimensões reais, título , nome do artista. As fotos deverão registrar o crédito do fotógrafo para divulgação. Em caso de exposição de fotografias, as fotos para julgamento poderão ser em preto e branco.

c) duas fotos de boa qualidade em preto e branco de trabalhos que se pretende expor:

d) catálogos de exposições anteriores, se houver;

e) críticas publicadas sobre a obra, se houver;

f) quantidade e dimensões de obras que se pretende expor;

g) declaração comprobatória da autoria das obras constantes na proposta;

h) "release" para imprensa contendo informações sobre a técnica e a estética do trabalho que se propõe expor.

Para exposições coletivas, um dos proponentes será o representante do grupo perante a coordenação do Espaço Político-Cultural, para todos os fins de direito.

O Conselho Curador poderá selecionar propostas individuais para compor exposições coletivas, dando prioridade a artistas que não hajam exposto na galeria nos últimos dois anos, atendido o requisito de qualidade das propostas.

Para as mostras coletivas de artesanato, o requerimento deverá ser instruído
com declaração de entidade (associação, cooperativa) sem fins lucrativos que comprove serem os artesãos a ela filiados, sendo ela responsável ainda pela mediação entre os artesãos e o Espaço-Político Cultural da Assembléia.

Para exposições didáticas, temáticas, institucionais, políticas ou científicas, o requerimento deverá, ainda, ser instruído com:

a) notícias ou informações sobre a importância da mostra no contexto da classe em que a proposta se enquadra;

b) público específico;

c) plano de divulgação;

d) outros documentos ou comprovações que o candidato julgue conveniente apresentar.

As propostas devem ser encaminhadas à coordenação do Espaço Político-Cultural, em envelope fechado. Caso os interessados residam em outros municípios, poderão ser enviadas pelo correio para o seguinte endereço:

Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema - Galeria de Arte - Rua Rodrigues Caldas, 30, andar térreo, Bairro Santo Agostinho - CEP: 30190-921 - Belo Horizonte - Minas Gerais. A/C de Itália Fausta de Grisolia.

A data considerada será a da postagem no correio, não se aceitando, em hipótese alguma, inscrições fora do prazo.

Para maiores informações, entrar em contato pelos telefones 31-3290-7826, 31-3290-7827, fax 31-3290-7811, no horário das 14 às 18 horas.

Belo Horizonte, 11 de novembro de 2002.

Ramiro Batista de Abreu, Diretor de Comunicação e Informação.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715